domingo, 5 de agosto de 2007

Numão e Castelo Melhor têm Domingo Quente

Durante a Madrugada (05 H) os Bombeiros de Foz Côa foram alertados para uma situação de Incêndio Florestal, que lavrava numa zona de Sobreiro e de difícil acesso na freguesia de Numao, Concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Os 25 Bombeiros que se deslocaram a este local impuseram um ataque musculado com o intuito de circunscrever as chamas a uma área restrita, minimizando desta forma os possíveis danos na imensa floresta de Sobreiro existente na zona.
Cerca de 3 horas depois foi possível dar este incêndio como extinto, mantendo-se parte dos meios em vigilância por grande parte da manhã.
Os Bombeiros de Foz Côa contaram com o precioso apoio dos Corpos de Bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso e Mêda.

Cerca de 40 bombeiros, apoiados por 10 viaturas, estiveram desde as 12:30 a combater um incêndio que lavrava numa zona de mato na freguesia de Castelo Melhor, concelho de Vila Nova de Foz Côa.
A proximidade da zona protegida do Parque Arqueológico do Vale do Côa e o facto da aldeia do Orgal estar em rota com o incêndio, mas sem nunca ter estado em perigo, levou a Coordenação de Operações de Socorro da Guarda a enviar um reforço de contingente para este local.
Às 16:30 este era o único incêndio activo que constava da listagem de ocorrências mais importantes feita pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), vindo a ser dado como extinto pelas 18 horas, quando entrou na fase de vigilância.
Foram mobilizados meios para este incêndio Equipas de Combate dos Corpos de Bombeiros de Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Franca das Naves, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.
O comando das Operações esteve a cargo do 2° Comandante de Foz Côa, João Ferreira.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: