quarta-feira, 5 de setembro de 2007

incêndio rural que lavrava na zona de S. Martinho, freguesia de Seixas do Douro

Às primeiras horas da tarde de ontem, por volta das 14h00, os Bombeiros de Foz Côa foram mobilizados pelo CDOS Guarda para um incêndio rural que lavrava na zona de S. Martinho, freguesia de Seixas do Douro.
De imediato saiu para o local um Veiculo Ligeiro de Combate, com uma guarnição de 5 elementos que ajudaram à extinção do incêndio.

Esta zona do concelho têm, na ultima década, sofrido ‘fortes castigos’ nas áreas arborizadas e de mato, estando agora à vista uma desertificação assustadora, pois de ano para ano apenas nasce vegetação rasteira que acaba por morrer no verão, quer por acção da seca própria da altura, quer pelos inconscientes e teimosos incêndios que parecem ter vida própria.
Estará a população residente nesta freguesia interessada em por cobro a tal atrocidade? Estará a população residente nesta freguesia a pensar num futuro para os seus?
Saberá a população desta freguesia que consequência vai trazer esta década de destruição dos matos e arvores que sustinham as terras férteis nas prosperas encostas viradas a nascente e poente, que concentravam a humidade dos solos, que davam guarida a uma enorme diversidade animal?
Nós Bombeiros estamos prontos para lutar contra tal destruição, estamos prontos para ‘lutar’ lado a lado, mas não estamos prontos para carregar as responsabilidades, não estamos prontos para assistir impávidos e serenos a tal façanha.
Por esses motivos deixamos aqui o apelo aos corajosos, aos valentes e aos que partilham da nossa opinião, sempre que algo suspeito aconteça, falem com os Bombeiros, com as Autoridades, não se calem, não contribuam para tal perversidade…

Não pense que os Incêndios são um mal dos outros…


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: