domingo, 21 de outubro de 2007

Fim-de-semana com Incêndios

Ontem, durante a tarde, os Bombeiros de Foz Côa foram alertados para uma situação de incêndio que deflagrava em mato na zona das pedreiras de xisto, mesmo às portas da cidade.
No imediato, uma viatura e 5 voluntários saíram para o local debelando logo as chamas que colocavam em risco toda a estrutura física de um antigo aviário existente no local.

Minutos depois e a pedido do CDOS Guarda, a mesma viatura desloca-se para o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com o objectivo de extinguir alguns dos focos de incêndio dos muitos existentes neste concelho que, alem destas preocupações se via a braços com formação de T.A.T. daí a enorme dificuldade em ter Bombeiros disponíveis.

Mas os Bombeiros da cidade não chegaram sequer a entrar no concelho vizinho, visto que o quartel recebe, quase em simultâneo, 2 novos alertas de incêndio, na freguesia de Touça, em zona de pomares e pinho e na freguesia de Seixas em zona de pasto e mato.
Foi com relativa facilidade que o incêndio de Touça foi extinto, sem prejuízos aparentes.
Os soldados da paz deslocam-se então até à freguesia de Seixas e durante esse percurso, por incrível que pareça, são vislumbradas e identificadas 4 queimadas de mato ilegais, com os proprietários a justificarem a legalidade das mesmas com o termo das Equipas de Combate, denominadas operacionalmente de ECIN.

Hoje, pelas 15 horas, na freguesia da Touça, muito próximo do mesmo local, um incêndio destruiu mato e ameaçou algumas culturas agrícolas.
Estiveram envolvidos na extinção deste incêndio 5 Bombeiros que foram apoiados por uma viatura.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: