sábado, 3 de novembro de 2007

Dias cheios de Incêndios e adivinha-se semana igual

Ontem e já hoje, os Bombeiros da cidade foram solicitados para 4 incêndios rurais que deflagraram no concelho quase em simultâneo.

Logo no início da tarde, na freguesia de Touca, uma ignição em zona de pinhal destruiu alguns hectares de uma bonita floresta que durante anos conseguiu escapar ás varias tentativas de destruição. Segundo relatos de testemunhas, este incêndio teve inicio ás 10 horas e ardeu livremente até á chegada dos Soldados da Paz, que foram alertados por volta das 14 horas.

Logo de seguida, novo alerta para os lameiros de Sebadelhe, pertença da freguesia com o mesmo nome.
Pela topografia da zona e pelo combustível dominante, o combate tornou-se fácil, mas mesmo assim foi possível observar mais de meia dezena de pequenos focos, indícios mais do que suficientes para suspeitar de fogo posto, provavelmente para renovação de pastos.

Ao inicio da noite, na estrada municipal 614 que liga a freguesia de Santo Amaro a Freixo de Numão, arderam alguns metros de mato mesmo á entrada de um eucaliptal sujo e abandonado por uma antiga empresa de pasta de papel, zona que possui um terrível histórico em incêndios e onde já vários habitantes do Concelho foram apanhados em flagrante e indiciados por fogo posto.

Hoje, logo ao inicio da tarde, na freguesia de Muxagata, uma queima de sobrantes realizada por um casal de idosos não correu como o esperado e, assumindo de imediato a responsabilidade dos actos, solicitaram os Bombeiros para extinguir o fogo que se tinha propagado ao mato adjacente á horta de cultivo que possuíam.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: