sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Colisão Frontal Provoca 2 Feridos



Na manhã da passada quinta-feira, minutos antes das 9 horas, duas viaturas ligeiras de passageiros colidiram frontalmente numa das principais artérias da Cidade de Foz Côa. 

O aparatoso e violento embate, ocorrido na Estrada Nacional 102, junto do Centro de Saúde, provocou ferimentos em duas pessoas de foro traumático. 

A vítima com indícios de maior gravidade, uma jovem menor de idade e que apresentava lesões ao nível de um membro inferior e cabeça, acabou por ser assistida e transportada para o Hospital Distrital da Guarda pelo meio diferenciado do Instituto Nacional de Emergência Médica, sendo a outra assistida e transportada para o Serviço de Urgência Básico pelos Bombeiros com queixas ao nível torácico.   

Para o local foi accionada a Ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM, sediada no serviço de urgência básico da sede de concelho e os Bombeiros que saíram para o local com 1 ambulância de socorro do INEM e 1 veiculo de Salvamento e Desencarceramento, não sendo no entanto necessária a actuação desta ultima viatura.

De ressalvar e referir a excelente actuação dos profissionais da ambulância SIV que, em perfeita conjugação funcional e entrosamento com os Bombeiros, realizaram um serviço digno de registo.   Apesar de tudo, de referir ainda pela negativa, a péssima actuação da população que, no manifesto desejo de “aguçar” a curiosidade, em nada ajudaram as vitimas e os profissionais.   
 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Depois de Susto em Almendra, Bombeiros ameaçados com arma de fogo


Ontem, minutos antes das 13 horas, um alerta para os bombeiros de Foz Côa informava um incêndio numa habitação unifamiliar na freguesia de Almendra. Segundo as testemunhas, “as labaredas saiam pelo telhado da habitação na sua totalidade e pela chaminé, local onde são mais visíveis”.
No imediato a sirene ecoou pela cidade e mais de uma dezena de bombeiros compareceu para constatar, já no local e felizmente, tratar-se apenas de uma erupção de labaredas pelo tubo do recuperador e sem alastramento.
Para os proprietários e vizinhos da referida habitação foi um enorme susto, sendo enganados pela direção do fumo, pelo barulho que este tipo de situações provoca e pela temperatura irradiada, que provocou um pânico generalizado e em catadupa.
No local estiveram presentes 12 operacionais dos Bombeiros com 3 veículos de combate a incêndios e 1 ambulância de socorro.
A atuação dos Bombeiros limitou-se á garantia das condições de segurança e de habitabilidade.


Ainda durante o dia de ontem e no decorrer de uma prestação de socorro em âmbito pré-hospitalar, acionados pelo Centro de Orientações de Doentes Urgentes, 3 operacionais foram ameaçados com uma arma de fogo pela vítima.
O alerta solicitava os Bombeiros para uma situação de queda no lugar de Tomadias, freguesia de Santa Comba. A chegada dos operacionais a vitima já se encontrava no domicílio, local onde um amigo do sinistrado levou os Bombeiros e pediu á vitima colaboração, sendo prontamente ameaçados verbalmente e á posteriori com uma arma. Os bombeiros abandonaram o local para uma zona de segurança e aguardaram a chegada da GNR de Foz Côa que acabou por deter o individuo. Posteriormente, este acabou por ser encaminhado ao SUB de Foz Côa onde recebeu tratamento médico ao ferimento apresentado e resultante da queda, ficando depois detido para ser presente ao juiz de instrução criminal, sendo-lhe apreendidas algumas armas de fogo ilegais.   


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Direção da Associação Tomou posse Domingo


Na sequência do ato eleitoral decorrido no passado dia 16 de Dezembro, ao qual concorreu uma única lista apresentada pela direção, tomaram posse dos respetivos cargos, no dia 20 de Janeiro, no salão nobre do quartel da AHBV, os associados eleitos, para o mandato de 2013 a 2015, mantendo-se em funções os mesmos presidentes da direção, assembleia geral e conselho fiscal.
            
A composição dos 3 órgãos ficou assim constituída:

Assembleia Geral :

Presidente – Dr. Carlos José Brito Moura
            Fernando Augusto Mimoso Fachada
            Paula Alexandra Melhorado Lourenço
            Dr. Fernando António Morgado Ramos


Direção:

Presidente – António dos Santos Pimentel Lourenço
            Dr. Carlos Alberto Castro Lopes Pais
            José António Granado Velho
            Profª Leontina Gonçalves Ribeiro Santos
            José do Nascimento Ervedal
            Francisco Alcino Tina Melhorado
            António Fernando Trabulo

Conselho Fiscal:


Presidente – Eng. José António Bispo Pimenta
            Dr. Rui Manuel Melhorado Reininho
            Diamantino Augusto Freire Veríssimo        


   


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Incêndio em Lar de Idosos


O passado domingo, pelas 10 horas, ocorreu um incêndio no lar de idosos da freguesia de Almendra, concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Os Bombeiros, reunidos pelo tradicional toque de sirene, saíram para o local imediatamente com 2 veículos de combate a incêndios e 1 ambulância de socorro, deixando de pré-aviso os restantes operacionais que ficaram pela cidade para a iminência de saída imediata para este local, cenário por si só considerado como ponto sensível, fruto da elevada concentração de trabalhadores e residentes, sendo um grupo constituído na sua maioria por idosos.
No local, os Soldados da Paz puderam constatar que o foco de ignição estava circunscrito a uma sala pequena, ficando apenas destruído um quadro eléctrico secundário ali situado. À chegada dos mesmos, as labaredas já haviam sido debeladas por populares que acorreram ao local alertados pelos funcionários da instituição.

De referir e de salutar foi a pronta evacuação do edifício para as zonas exteriores por parte das funcionárias do lar, utilizando para isso os recursos de emergência existentes. Todos os idosos foram á posteriori observados pelos socorristas dos Bombeiros e não houve necessidade de intervenção dos mesmos.

Por apurar ficam ainda as causas do incêndio, sendo que essa responsabilidade cabe agora às autoridades competentes.

No local estiveram presentes 10 Bombeiros com 2 veículos de combate a incêndios, 1 ambulância de socorro e a GNR de Foz Côa que registou a ocorrência.       


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Associação “Foz Côa Friends” visita Bombeiros


No passado dia 5 de Janeiro a Associação “Foz Côa Friends” visitou os Bombeiros. Um “punhado” de mocidade e de gente “jovem”, num perfeito equilíbrio de gerações, acompanharam o Dr. José Lebreiro no reviver das tradições e cantaram as Janeiras aos Bombeiros de Foz Côa.

Do diversificado grupo que cantou e encantou os presentes, de destacar as 3 jovens mais idosas que, de memória bem presente, entoaram costumadas de outrora muito peculiares desta época do ano, cujos tempos remotos e no auge das suas mocidades o faziam de porta em porta.   

De forma informal e de parte a parte, elogios e agradecimentos foram o composto principal do uso da palavra, quer por parte do Dr. José Lebreiro representando a Foz Côa Friends, quer pelo Sr. António Lourenço representando a Associação Humanitária dos Bombeiros de Foz Côa, situação que precedeu uma oferenda gastronómica regional, composta essencialmente por produtos tradicionais, repondo dessa forma as energias dos Janeireiros que ainda iam continuar com a sua “tour” pelas instituições da Cidade.

À Associação Foz Côa Friends e em nome da Associação Humanitária dos Bombeiros de Foz Côa, bem como todo o Corpo de Bombeiros, o nosso muito obrigado pelo bom momento de convívio e pelo reviver de tradições que foi proporcionado.      


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com