sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bombeiros na V feira da Saúde



O Clube de Saúde do agrupamento de Escolas de Foz Côa, realizou, nos dias 8 e 9 de Maio, no recinto da Escola Secundária da Cidade, a V feira da saúde. 
 
Este evento, que já vai na 5ª edição, vem ganhando popularidade e notoriedade, não só pela forma competente e dedicada dos seus organizadores, mas também pela forma responsável com que os seus propósitos são trespassados, tendo como principais objetivos, o investimento na aproximação da população escolar e da comunidade em geral a temas relacionados com a prevenção da saúde, mediante a promoção de hábitos de vida saudáveis. 

Durante estes dois dias foi possível visitar áreas de exposição, de rastreio de doenças e de conferências abertas, recolha de sangue, treino de evacuação e atuação, assim como outras iniciativas de índole científica, cultural e desportiva, aberta também a toda a sociedade e ao público em geral.

Como seria espectável e por força das missões consignadas aos Bombeiros, os operacionais de Foz Côa fizeram-se representar com a notoriedade do costume, com principal incidência para o exercício de evacuação e atuação no edifício da cantina escolar, onde funciona também a cozinha que confecciona as refeições dos alunos, em que uma fuga de gás obrigou à retirada de todos os funcionários e estudantes para o exterior, com os Bombeiros a garantirem as normais condições de segurança da área, através do fecho da válvula de corte geral e ventilação do local de forma natural. Sobre este exercício, de salientar e realçar a forma interessada e consciente do Diretor do Agrupamento de Escolar, relevando estas práticas como uma rotina a seguir por forma a precaver e minimizar possíveis situações de facto.

A atuação dos 7 operacionais dos Bombeiros envolvidos no cenário também deve ser digna de elogio, pois apenas instantes antes do inicio do exercício lhes foi revelado o conteúdo do mesmo, mas que em nada afetou a forma profissional e dedicada com que atuaram. 

Durante a tarde do dia 9, nas piscinas de aprendizagem municipais, realizou-se um batismo de mergulho para os alunos do agrupamento sob a orientação dos mergulhadores dos Bombeiros e que, apesar das dificuldades de adaptação ao equipamento e ao meio aquático, não deixou de ser uma experiência única que encantou os presentes.          
 



Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: