sábado, 18 de dezembro de 2010

Bombeiros expostos a níveis elevados de poluentes

Os bombeiros estão expostos a níveis elevados de poluentes quando combatem incêndios florestais, o que poderá afectar a sua segurança, concluiu um estudo,que recomenda a utilização de equipamento adequado de protecção das vias respiratórias durante o combate aos fogos, noticia a Lusa.

As conclusões do estudo foram obtidas pelas equipas de investigação envolvidas no projecto «FUMEXP - Exposição de bombeiros ao fumo e consequentes efeitos na saúde» e vão ser apresentadas de forma desenvolvida na sexta-feira no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

A Universidade de Aveiro adianta em comunicado que, segundo os investigadores, é «inequívoco constatar que os bombeiros estão expostos a níveis de qualidade do ar considerados nocivos para a saúde humana e que, dependendo da duração da exposição, poderão mesmo colocar em risco a sua segurança».

Este projecto foi iniciado em 2008 pelas Universidades de Aveiro e de Coimbra e pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, em colaboração com os bombeiros de quatro corporações da região Centro.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: