domingo, 2 de março de 2008

1 de Março instituído Dia da Protecção Civil

O Ministro da Administração Interna presidiu no dia 1 de Março, na Praça do Império, em Lisboa, à Cerimónia que assinalou o Dia da Protecção Civil, data instituída por despacho de 21de Fevereiro. Associaram-se ainda ao evento a Ministra da Saúde, o Secretário de Estado da Protecção Civil e o Secretário de Estado da Administração Interna.

Esta cerimónia envolveu todos os agentes de Protecção Civil, designadamente através da participação num Dispositivo constituído por elementos pertencentes aos Corpos de Bombeiros Voluntários, Corpos de Sapadores Bombeiros, Força Especial de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha Portuguesa, Direcção-Geral de Recursos Florestais, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Agrupamento Complementar de Empresas – Associação Florestal, Celbi, & Caima (AFOCELCA), Direcção Geral da Autoridade Marítima, Instituto Nacional de Emergência Médica, Associações de Radioamadores, Corpo Nacional de Escutas. Estiveram presentes ainda os serviços congéneres de protecção civil de França, Itália, Espanha e Grécia.

Após o desfile do Dispositivo Apeado, presentou ainda continência ao Ministro da Administração Interna uma coluna motorizada, constituída por veículos de cada entidade envolvida.

Recorde-se que, o dia 1 de Março assinalava já o Dia Internacional da Protecção Civil, momento de afirmação comum, sob a bandeira da Organização Internacional da Protecção Civil, dos objectivos de protecção civil prosseguidos pelos seus Estados-membros, Observadores e Filiados.

A reforma introduzida pela Lei de Bases de Protecção Civil, veio definir as situações de aviso e alerta e clarificou as estruturas política e operacional, estabelecendo-se os modelos de participação dos diferentes agentes e entidades e a interacção dos Sistemas de Defesa Nacional, de Gestão de Crises e de Segurança Interna com os Sistemas de Protecção e Socorro e Emergência Médica. Por outro lado, a constituição do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, veio estabelecer a articulação das forças, serviços e entidades para a intervenção em situações de acidente grave e catástrofe.

Neste contexto, a criação da Autoridade Nacional de Protecção Civil consolidou o passo necessário para garantir, em permanência, a segurança das populações e a salvaguarda do património, mediante a prevenção de acidentes graves e catástrofes, a gestão dos sinistros e dos danos colaterais e o apoio à reposição das funções nas áreas afectadas.

Importa pois promover, anualmente, uma jornada de reflexão, ao nível nacional, comemorativa e mobilizadora dos valores prosseguidos pela protecção civil, envolvendo toda a comunidade e o cidadão, o Dia Da Protecção Civil, a comemorar, anualmente, no dia 1 de Março.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: