sexta-feira, 11 de abril de 2008

Força Conjunta Internacional




Uma força portuguesa coordenada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai participar na próxima semana em Itália no exercício internacional "Sardinia 2008", esta
iniciativa comunitária visa testar a capacidade de resposta colectiva no combate aos incêndios florestais.

A força portuguesa, que hoje foi apresentada, é composta por 35 elementos e nove viaturas e integra meios e recursos da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos), do Grupo de Intervenção em Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e dos bombeiros voluntários de São Pedro de Sintra e de Torres Vedras.

O exercício "Sardinia 2008", que tem por base um cenário de incêndios florestais, realiza-se no âmbito da Força de Intervenção Rápida 5 (FIRE 5), composta por Portugal, Espanha, Grécia, Itália e França.



A comandante adjunta das Operações de Socorro da ANPC, Patrícia Gaspar, disse à Agência Lusa que os países que fazem parte da FIRE 5 partilham dos mesmos riscos, como incêndios florestais, cheias e sismos.

Patrícia Gaspar adiantou que o próximo exercício da FIRE 5 realiza-se em Portugal, em Maio de 2009, e terá como cenário uma situação de sismo.

A missão operacional conjunta portuguesa ao participar neste tipo de exercícios consegue adquirir conhecimentos, treinos e troca de experiências para actuar em situações reais, quer a nível internacional, quer nacional, sublinhou.

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, presente na cerimónia de apresentação da força portuguesa, disse à Lusa que os exercícios internacionais fazem "todo o sentido" no âmbito "dos mecanismos de solidariedade internacional", tendo em conta que Portugal já ajudou vários países e também já recebeu apoio internacional, nomeadamente na altura dos incêndios florestais.

Em caso de necessidade, Portugal solicita ajuda aos vários Estados-membros da União Europeia, mas são os países da FIRE 5 que têm maior probabilidade de actuar.

A nível internacional, equipas da Protecção Civil já actuaram no Irão e Marrocos, em cenário de Sismos, e no apoio aos incêndios florestais na Grécia.



Referindo-se à missão conjunta, que integra elementos dos bombeiros voluntários, protecção civil e da GNR, o secretário de Estado sublinhou que a composição da força portuguesa "evidencia o espírito de cooperação entre os diversos agentes", que decorre "da aplicação no terreno do sistema integrado de operações de operação e socorro".

O exercício internacional "Sardinia 2008" vai decorrer na Ilha da Sardenha entre os dias 17 e 18 de Abril e os agentes da protecção civil vão desenvolver acções de combate directo e indirecto, abertura de aceiros, assistência médica e situações de evacuação.










Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: