Uma força portuguesa coordenada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai participar na próxima semana em Itália no exercício internacional "Sardinia 2008", esta iniciativa comunitária visa testar a capacidade de resposta colectiva no combate aos incêndios floresta
A força portuguesa, que hoje foi apresentada, é composta por 35 elementos e nove viaturas e integra meios e recursos da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos), do Grupo de Intervenção em Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e dos bombeiros voluntários de São Pedro de Sintra e de Torres Vedras.
O exercício "Sardinia 2008", que tem por base um cenário de incêndios florestais, realiza-se no âmbito da Força de Intervenção Rápida 5 (FIRE 5), composta por Portugal, Espanha, Grécia, Itália e França.
A comandante adjunta das Operações de Socorro da ANPC, Patrícia Gaspar, disse à Agência Lusa que os países que fazem parte da FIRE 5 partilham dos mesmos riscos, como incêndios florestais, cheias e sismos.
Patrícia Gaspar adiantou que o próximo exercício da FIRE 5 realiza-se em Portugal, em Maio de 2009, e terá como cenário uma situação de sismo.
A missão operacional conjunta portuguesa ao participar neste tipo de exercícios consegue adquirir conhecimentos, treinos e troca de experiências para actuar em situações reais, quer a nível internacional, quer nacional, sublinhou.
O secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, presente na cerimónia de apresentação da força portuguesa, disse à Lusa que os exercícios internacionais fazem "todo o sentido" no âmbito "dos mecanismos de solidariedade internacional", tendo em conta que Portugal já ajudou vários países e também já recebeu apoio internacional, nomeadamente na altura dos incêndios florestais.
Em caso de necessidade, Portugal solicita ajuda aos vários Estados-membros da União Europeia, mas são os países da FIRE 5 que têm maior probabilidade de actuar.
A nível internacional, equipas da Protecção Civil já actuaram no Irão e Marrocos, em cenário de Sismos, e no apoio aos incêndios florestais na Grécia.
Referindo-se à missão conjunta, que integra elementos dos bombeiros voluntários, protecção civil e da GNR, o secretário de Estado sublinhou que a composição da força portuguesa "evidencia o espírito de cooperação entre os diversos agentes", que decorre "da aplicação no terreno do sistema integrado de operações de operação e socorro".
O exercício internacional "Sardinia 2008" vai decorrer na Ilha da Sardenha entre os dias 17 e 18 de Abril e os agentes da protecção civil vão desenvolver acções de combate directo e indirecto, abertura de aceiros, assistência médica e situações de evacuação.
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário