terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ceia de Natal

Cerca de 90 pessoas estiveram presentes no passado Sábado, dia 13 de Dezembro, no jantar de Natal dos Bombeiros e seus familiares, que decorreu na cantina da Escola Secundaria de Vila Nova de Foz Côa.
Bombeiros, Familiares, Órgãos Sociais e convidados estiveram reunidos neste jantar de Natal que teve como objectivo promover o convívio, assinalar a quadra natalícia e também enaltecer o papel da família dos bombeiros.

O Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa, Dr. Brito de Moura, que usou da palavra para abrir a sessão, recordou o ano passado, no dia 22 de Dezembro, cerca das 19 horas, quando toda a gente se preparava para sentar à mesa com a família, quando os bombeiros foram chamados para socorrer um acidente de trabalho que teve um final trágico, com o falecimento da vitima, admitindo que esta foi uma das situações que o marcou “profundamente” e fez com que ganhasse ainda mais respeito a quem se dedica a esta causa com amor.
António Lourenço, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila ova de Foz Côa, fez a antevisão para o ano 2009, recordando que aguarda ansiosamente o arranque da obra do novo quartel, não esquecendo que è também este ano que se comemoram os 75 anos dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa; a linda idade das Bodas de Diamante.

Sobre o jantar de Natal, o Presidente dos Bombeiros disse que esta é uma iniciativa que visa juntar as famílias de todos os Bombeiros, simbolizando a junção que se faz sentir ao longo de todo o ano. “O convívio e a camaradagem desta data, faz-nos reflectir a vivência, a amizade e ligação que temos durante o ano inteiro”.
Reforçando a intenção de reconhecer o papel importante das famílias dos bombeiros, António Lourenço acrescentou: “Eu penso que os bombeiros são uma parte muito importante na vida do Concelho. Mas por trás de cada bombeiro está sempre uma mulher disponível a abdicar dos seus momentos de lazer, dos seus fins-de-semana, das suas férias, em prol do bem da comunidade e da Associação. É sem dúvida nenhuma, neste caso, justificativa aquela frase por trás de cada grande homem está sempre um grande mulher”.

O Comandante da corporação, Comandante Aníbal Carvalho, optou por dirigir palavras de agradecimento às famílias dos bombeiros, aos colegas do Comando e ao Corpo de Soldados da Paz, lembrando, emocionado, as “situações difíceis” que tiveram de enfrentar em 2008; “próprio de uma família como a nossa, que com mais ou menos dificuldade contornamos um obstáculo de cada vez, com muita operacionalidade e profissionalismo”.

Dr. Victor Sobral, vereador em representação do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, confessou ter uma particular satisfação em estar presente com os seus bombeiros e os seus familiares, tendo salientado o papel da direcção, bombeiros e familiares: “Ainda bem que a direcção dos bombeiros não esquece, uma vez por ano, de lembrar os sacrifícios que passam os familiares dos Bombeiros”.

Claro que, não como vereador mas como cidadão desta cidade, filho deste concelho, tenho muitos e grandes amigos no Corpo de Bombeiros e, não posso deixar de admirar, o amor e a entrega que denoto neles sempre que se fala na grande instituição Bombeiros.

Concluiu a sua intervenção com a promessa de que o Município está com os Bombeiros e sua Direcção, na ajuda necessária para a realização dos projectos em agenda, melhorando desta forma a operacionalidade dos nossos “Protectores”.

Durante a degustação das saborosas iguarias natalícias, os convivas foram presenteados com uma magnífica e brilhante actuação dos músicos da Escola de Musica dos Bombeiros que a todos encantou.

A Escola de Musica dos Bombeiros, fundada a pouco mais de 2 anos, mostrou a todos os presentes a sua evolução e, com variadíssimos géneros musicais, desde o Rock clássico à música popular portuguesa, encantou e maravilhou a plateia que ficou rendida às evidências.

Muitos Parabéns aos pupilos do maestro Filipe que têm feito um trabalho notável.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: