sábado, 10 de janeiro de 2009

Neve


Ocorreram ontem, por todo o Concelho de Vila Nova de Foz Côa, diversas situações de apuros provocadas pelo forte nevão que se fez sentir, com necessidade de recurso aos Soldados da Paz.

O primeiro pedido de auxilio veio da estrada municipal que liga Foz Côa à freguesia de Santo Amaro, onde, por precaução, o motorista que efectua o transporte das crianças deficientes, resolveu encostar à berma, não arriscando uma viagem perigosíssima que podia trazer consequências trágicas. Os Bombeiros da Cidade, com auxílio de uma viatura de todo o terreno, retiraram sãs e salvas todas as pessoas e encaminharam-nas às suas residências.

Logo de seguida, na freguesia de Santo Amaro, o Autocarro que efectuava o transporte dos alunos do ensino primário e secundário para as freguesias de Mós do Douro, Murça e Seixas ficou retido e, com o auxilio de viaturas todo o terreno da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Seixas, GNR e Bombeiros os 18 alunos e motoristas dos transportes escolares foram resgatados e entregues nos respectivos domicílios.

No instante em que se resgatavam os alunos, a sinuosa ‘estrada da costa’ aprisionava 4 viaturas ligeiras e 10 pessoas que foram salvas pelo degelo que os serviços municipais provocaram, através da aplicação de sal no asfalto. No socorro a esta ocorrência estiveram presentes os Bombeiros com auxílio de uma viatura pesada de todo o terreno que também acabou por ficar refém da neve, fruto do enorme aglomerado de neve e gelo no local.

Na freguesia de Seixas do Douro, uma das mais fustigadas pelo nevão, um colega Bombeiro da freguesia de Gonçalo, Concelho da Guarda, que se havia deslocado à freguesia remetido pelo serviço de retornos do Hospital Distrital Sousa Martins ficou preso no acesso à localidade e foi obrigado a solicitar os Bombeiros de Foz Côa. Sò hoje, e já bem próximo do meio-dia foi possível retirar a Ambulância de Gonçalo que pernoitou no local, impossibilitada ontem de sair pelos seus próprios meios.

Hoje, ao inicio da manhã, o Centro de Dia da Vila de Freixo de Numão, Concelho de Foz Côa, solicitou os Bombeiros para auxiliar os funcionários-voluntários dos serviços sociais deste centro a chegar à freguesia de Santo Amaro para efectuar a distribuição das refeições aos idosos externos dependentes e carenciados.

Acidente

Ocorreu hoje, durante a tarde, na E.N. 102, próximo do cruzamento de Chãs – Santa Comba, um despiste de uma viatura de mercadorias que provocou ferimentos de alguma gravidade num membro superior do condutor, proprietário e único ocupante do veiculo.

A vítima, após ter sido socorrida pelos Bombeiros, foi transportada para a unidade de saúde da cidade, de onde foi encaminhada para o Hospital Sousa Martins para efectuar um diagnostico mais categórico acerca dos ferimentos.

O despiste, que ocorreu no sentido Foz Côa – Celorico, condicionou por algumas horas o trânsito na zona já que a viatura ficou imobilizada no eixo da via e sò foi totalmente reaberta após a lavagem do pavimento efectuada pelos Bombeiros.





Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: