quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Protecção Civil acciona alerta amarelo a partir das 21h00m de hoje

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai accionar o alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro níveis, a partir das 21:00 de hoje devido à chuva forte e à queda de neve.

Em comunicado, a ANPC refere que o alerta amarelo vai manter-se até às
14:00 de sexta-feira e tem como objectivo "responder com a máxima prontidão e eficácia a eventuais situações de emergência".

O Instituto de Meteorologia prevê, a partir das
00:00 de quinta-feira, períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes durante a manhã e estendendo-se a todo o território ao longo do dia, e significativa queda de neve acima dos 800 metros.

Face a estas condições, a ANPC prevê a possibilidade de cheias rápidas, aumento dos incêndios urbanos e de acidentes rodoviários devido à formação
de lençóis de água nas estradas, além de eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima.

A ANPC prevê, igualmente, a persistência de neve e gelo nas estradas, nomeadamente no nordeste do país, que pode levar a eventual isolamento de núcleos habitacionais e à possibilidade de veículos e pessoas ficarem retidos nas estradas.

Devido ao mau tempo, a ANPC determinou a todos os comandantes operacionais d
istritais e respectivos comandos de operações de socorro a promoção de reuniões entre todos os agentes da protecção civil locais, para avaliação da necessidade antecipada de corte de estradas e a tomada de medidas de prevenção activa, visando uma "resposta antecipada ou imediata a possíveis emergências".

No comunicado, a ANPC recomenda ainda a condução de veículos a baixas velocidades, cumprimento da sinalização relativa ao corte de estradas, adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes e placards, não utilização de braseiras e a necessidade de desligar todos os aparelhos de aquecimento sempre que as pessoas se ausentem das habitações.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: