domingo, 22 de fevereiro de 2009

"Heli" não diminui serviços nos centros

A instalação de um helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros não vai diminuir serviços dos centros de Saúde do distrito de Bragança.
A garantia é assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

"O helicóptero é um meio a mais, não vem substituir nada", precisou o membro do Governo, ontem, em Vila Flor, à margem da inauguração do novo Centro de Saúde.

A sua instalação em Macedo de Cavaleiros, para servir todo o distrito de Bragança, está prevista para "o final do primeiro semestre de 2009 ou primeiros dias de Julho", perspectivou Manuel Pizarro.

O novo equipamento de Vila Flor custou 1,2 milhões de euros e, de acordo com o director do centro, Marcelino Silva, representa "um avanço enorme" nos cuidados de saúde prestados aos 7800 habitantes do concelho. "As anteriores instalações eram as piores do distrito", sublinhou.

O novo centro não precisa de mais médicos nem enfermeiros. De novo, as valências de Estomatologia, Medicina Física e Reabilitação, Podologia, Terapia da Fala e Cárdio-Pneumologia. "Tudo o que nem sequer cabia no edifício antigo, pois tinha só um piso", frisou o director.

O Secretário de Estado da Saúde também inaugurou, ontem, o serviço de Fisioterapia do Centro de Saúde Moncorvo, que já funcionava desde Novembro do ano passado e que foi modernamente apetrechado.

Na deslocação aos dois concelhos transmontanos, Manuel Pizarro aproveitou para anunciar que a actual coordenadora da Sub-região de Saúde de Bragança, Berta Nunes, vai liderar, a partir de 1 de Março, o novo Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste. Para além dos do distrito de Bragança integra o de Vila Nova de Foz Côa (Guarda).

O Centro de Saúde fozcoense vai ter um Serviço de Urgência Básica que deverá abrir "até Junho ou Julho deste ano", disse Berta Nunes. Até lá terão de ser feitas obras no edifício da misericórdia, onde ainda funciona. Manuel Pizarro esclareceu que os utentes de Foz Côa "poderão escolher o hospital para onde querem ir, ou o Guarda ou os do distrito de Bragança".

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: