quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

No âmbito da Unidade de Formação de Curta Duração Turismo Seguro, os formandos do Curso Técnico de Informação e Animação Turística, a decorrer na Muxagata, deslocaram-se, no dia 10 de Fevereiro, ao quartel dos Bombeiros Voluntários de V. N. Foz Côa.
O objectivo era ter uma sessão de formação em primeiros socorros, imprescindível na actividade destes futuros profissionais do Turismo.
Fomos recebidos pelo subchefe Rafael Almeida, que começou por fazer uma visita guiada ao quartel, dando uma breve explicação sobre o modo de funcionamento de cada departamento: Central, parque de viaturas de socorro, parque de viaturas de veículos de combate a incêndios e, inclusive, as camaratas dos bombeiros.
O grupo teve oportunidade de ver e experimentar algumas das ferramentas utilizadas por estes profissionais em situações de encarceramento e incêndios.
Da parte da tarde o mesmo bombeiro, com a ajuda do Vítor Costa, detentor do curso de tripulante de ambulâncias de socorro, pudemos aprender os procedimentos a realizar no caso de nos depararmos com um acidente, nomeadamente: manobras de reanimação cardio-respiratória e imobilização e transporte de vítimas.
Também fomos informados acerca dos modos de actuação em situações diversas, mais comuns e às quais toda a sociedade civil deveria saber responder adequadamente, de forma a prestar os primeiros socorros, até à chegada dos meios de emergência: perda súbita de consciência – desmaio – hemorragias, queimaduras, intoxicações, convulsões, etc.
No final, todos os formandos saíram muito mais capacitados para actuarem, correctamente, num episódio de emergência, já que aprenderam as técnicas mais actuais utilizadas pelos profissionais e tiveram oportunidade de esclarecer determinados dogmas que continuam a ser aplicados por muitos, agravando, por vezes, o estado de saúde das vítimas. São ensinamentos que irão ser da maior utilidade, quer em situações particulares, quer profissionais.
Resta-nos agradecer a prontidão com que os Bombeiros Voluntários de Foz Côa aceitaram a nossa solicitação e toda a disponibilidade e profissionalismo com que nos abriram as suas portas e partilharam connosco um pouco do seu saber.
Obrigado aos Bombeiros da Cidade de Foz Côa, especialmente para o subchefe Rafael e Vítor Costa que foram os nossos anfitriões e formadores, que para além de serem bombeiros de profissão, o são de alma e coração.

Este artigo foi escrito pelos alunos da Unidade de Formação de Curta Duração Turismo Seguro, do Curso Técnico de Informação e Animação Turística, a decorrer na Muxagata, elaborado como actividade curricular e è da sua exclusiva responsabilidade dos intervenientes.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: