Ainda a época oficial do DFCI (Defesa da Floresta Contra Incêndio) teve inicio e já dezenas de ignições assolaram o Concelho de Foz Côa e o País.
Diariamente, desde o inicio do mês de Abril que os Soldados da Paz tem sido solicitados para extinguir incêndios rurais que tem consumido algumas dezenas de hectares de mato e floresta.
Quinta-feira, ao início da tarde, na freguesia de Cedovim, uma mancha de floresta, povoada por pinheiros e carvalhos centenários ficou destruída por acção das chamas. Apesar da humidade que os combustíveis médios e grossos apresentam, o calor provocado pelos combustíveis finos mortos è suficiente para provocar incêndios de alguma intensidade, digna de um Verão no seu auge. Foram necessários mais de uma dezena de Bombeiros e meia dúzia de horas para conseguir dominar as chamas e sò depois das 20 horas foi possível respirar de alívio com o incêndio a entrar na fase de rescaldo.
Sexta-feira, ao início da noite, na freguesia de Muxagata, numa zona já fustigada por incêndios este ano, uma nova ignição mobilizou para o local 5 bombeiros e 1 viatura. Pelo facto de ter ocorrido durante a noite, altura em que os níveis de humidade são mais elevados e as temperaturas mais baixas, permitiu aos Bombeiros extinguirem o incêndio em relativamente pouco tempo.
Hoje, durante a tarde, na freguesia de Castelo Melhor, uma zona de mato rasteiro ardeu por completo, fruto da rapidez imposta às labaredas por acção do forte vento que se fazia sentir.
Sem comentários:
Enviar um comentário