sábado, 25 de abril de 2009

Mais de 50 ambulâncias paradas e guardadas

Mais de 100 corporações de bombeiros têm falta de ambulâncias. O INEM tem mais de 50 viaturas (algumas delas completamente novas) paradas e guardadas numa quinta do Lumiar, em Lisboa, mas em vez de as distribuir, alega que prefere ter uma reserva de ambulâncias.

Em declarações à TVI, Pedro Cardoso, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Azambuja mostra-se desiludido: «Infelizmente todos os dias morrem pessoas no país, que se tivéssemos melhores condições de trabalho, melhores viaturas, melhor apoio diferenciado, se calhar elas não morriam e a gente conseguia salvá-las. Realmente, para nós é uma frustração cada vez que morre um doente ou um sinistrado nas nossas mãos porque nos sentimos impotentes, porque não sentimos que há uma ajuda por trás, e realmente a ambulância é o meio essencial para que o socorro seja prestado ao minuto».

Os bombeiros voluntários de Foz Côa precisam de mais uma ambulância há muitos anos. Mas não são um caso isolado. Em todo o país há mais de 100 corporações na mesma situação, explicou à TVI Pedro Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que lamenta as respostas negativas do Estado aos pedidos de ambulâncias.

O INEM nem responde apesar da necessidade urgente de ambulâncias. Mas elas estão na Quinta de Santa Teresa, no Lumiar. Para o INEM as usadas servem para formação. As novas - com meia dúzia de meses - servem de reserva.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: