O alerta, até às 20:00 de sábado, deve-se à previsão do Instituto de Meteorologia de passagem de uma superfície frontal vinda de Noroeste, associada a uma massa de ar frio, que deverá trazer aguaceiros temporariamente fortes, podendo mesmo nevar acima dos 800 metros de altitude.
O período mais gravoso será a próxima madrugada, mas poderá nevar até sábado, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
«Associada a esta instabilidade, haverá a ocorrência de vento moderado a forte, até 45 quilómetros por hora, em especial no litoral e terras altas, e uma descida das temperaturas», adianta a ANPC em comunicado.
O mau tempo previsto pode causar danos em estruturas montadas ou suspensas, retenção de pessoas e veículos em estradas afectadas por neve ou gelo, aumento de acidentes rodoviários e isolamento temporário de núcleos habitacionais.
A Protecção Civil alerta também para a possibilidade de incêndios urbanos por má utilização dos sistemas de aquecimento, eventuais dificuldades com embarcações e acidentes junto à costa devido à agitação marítima.
O «alerta amarelo» - o segundo nível menos grave de uma escala de quatro - destina-se a todo o dispositivo de coordenação, comando e intervenção sob articulação da ANPC ao nível local e distrital, bem como a todos os corpos de bombeiros daqueles distritos.
A ANPC recomenda à população que tome medidas preventivas, nomeadamente na estrada, evitando viajar para zonas onde se prevê queda de neve.
Quem tiver mesmo de viajar deve munir-se de correntes, agasalhos e alimentos, estar atento às informações transmitidas pelas autoridades e comunicação social, circular por vias seguras e evitar parar ou abandonar a viatura na estrada, o que pode provocar acidentes.
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário