terça-feira, 5 de maio de 2009

Incêndios Rurais


Ontem, durante a tarde, na freguesia de Almendra, lugar do Fumo e na freguesia de Seixas, lugar de Vesúvio, 2 ignições rurais destruíram alguns hectares de mato e floresta.

Se na primeira ocorrência se verificou uma considerável área ardida, fruto da livre combustão sem oposição dos Bombeiros, consequência dos alertas tardios; na segunda, encontrou-se uma pequena área ardida em zona florestal, propagando-se em combustão lenta e subterrânea, muito devido à grande ausência de combustíveis finos mortos e à concentração de combustíveis vivos grossos, o que faz aumentar sempre os níveis de humidade. Só a titulo de curiosidade, pode dizer-se que a quantidade de refracção à combustão num combustível vivo, tal como uma folha de uma arvore, atinge o seu auge na primavera e è de tal forma elevada, devido às enormes concentrações de humidade, que chegam a atingir percentagens entre os 80 e os 250%.

Claro que, uma ignição deste género que irrompa num pico de Verão, rapidamente se transformará, sem duvida alguma, num enorme incêndio florestal com consequências imprevisíveis.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: