segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa festejou no último fim-de-semana, dias 19 e 21 de Junho, o seu 75.º Aniversário, imprimindo-lhes um brilho ajustado à efeméride.
As actividades comemorativas foram iniciadas na Sexta-feira à noite, com a brilhante actuação dos elementos da escola de música dos Bombeiros e do Rancho folclórico da cidade.
Tiveram continuidade na manhã de domingo com as respectivas cerimónias oficiais. Ao hastear da bandeira da Associação no quartel, seguiu-se um desfile apeado rumo ao cemitério local, onde foi colocado um ramo de flores em homenagem aos Bombeiros que já não se encontram entre nós, antecedendo à recepção aos convidados e entidades oficiais, entre as quais se contavam o secretário de Estado da Protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros, a governadora civil da Guarda, Dra. Maria do Carmo, o presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, Dr. Emílio Mesquita, o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, o comandante operacional distrital e o Comandante Nacional de Operações de Socorro, Gil Martins. Após os cumprimentos da recepção, seguiram-se a imposição de insígnias e a prestação de reconhecimentos.
Foram entregues medalhas e diplomas de Assiduidade, Bons e Efectivos Serviços aos bombeiros, em função do tempo de serviço (Medalha Grau Cobre - 5 anos, Medalha Grau Prata - 10 anos, Medalha Grau Ouro - 15 e 20 anos).
Realizou-se depois a respectiva sessão solene, presidida por aquele membro do Governo, com lugar no salão da Associação dos Bombeiros.
Aos discursos de circunstância, então proferidos pelo presidente da Direcção da Associação, pelo presidente da Câmara e pelo secretário de Estado, retiram-se contextos de continuidade na prestação de um bom serviço às nossas comunidades, reiterando publicamente o total apoio por parte do município e do Governo em apoiar a causa dos Bombeiros, situação que será aproveitada pelo Sr. Presidente da Direcção para tentar cobrir algumas lacunas que ainda subsistem no Corpo de Bombeiros. Da intervenção do representante da liga de Bombeiros Portugueses ficou a promessa do total apoio e insistência junto do INEM para que Foz Côa possa contar, a muito breve prazo, com uma nova Ambulância de Socorro, à muito desejada e com a passagem a posto de INEM.
Pela Liga dos Bombeiros Portugueses, foi entregue a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro ao Estandarte da Associação. Igual distinção coube ao Corpo de Bombeiros, que pelas mãos do secretário de Estado foi entregue o Crachá de Ouro, por 75 anos “de bom e efectivo serviço”.
Um almoço convívio a que se seguiu o desfile motorizado pelas ruas da cidade foram o mote para encerrar um dia que certamente vai ficar na memória de todos os Bombeiros e na história de tão nobre instituição.

Parabéns aos Bombeiros de Foz Côa e a todos que sempre deram o seu melhor para que desde 1934 se consiga manter ‘viva a chama’…

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: