quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pedido de Atribuição de 1 Ambulância de Emergência - INEM

A falta de Nova Ambulância de Socorro no Bombeiros de Foz Côa obriga as altas instâncias da Associação Humanitária da Cidade de Foz Côa a escrever ao Exm. Sr. Primeiro-ministro, Eng. José Sócrates.
Depois de infrutíferos pedidos de substituição da Ambulância de Socorro existente no Concelho de Foz Côa, única viatura apetrechada para efectuar um pré-hospitalar condigno, mas muito débil no que diz respeito às suas condições mecânicas, consequências irremediáveis dos 11 anos de trabalho, por vezes em condições muito adversas às rápidas respostas que os Soldados da Paz impõem e, depois de sucessivos pedidos ao órgão que tutela o Socorro em Portugal, sempre com conhecimentos efectuados ao poder politico local e central, chegou a hora de apelar ao Governo que resolva uma situação que apenas serve os interesses da Comunidade.
Por esses motivos, o Blog dos Bombeiros de Foz Côa faz questão de publicar a Carta enviada ao Eng. José Sócrates, prometendo aos seus leitores o acompanhamento da situação com a consequente revelação de novos dados que surjam entretanto.

"Data de 07-09-2006 o ofício n.º 113/06 que endereçamos ao então SNBPC, a solicitar uma ambulância de emergência, para substituir a viatura 37-41-MJ, que fora entregue a esta Associação em 22-12-1998. Dado o tempo de serviço e o seu estado de operacionalidade já não ser o melhor, não reunia as condições para prestar um bom serviço.
Posteriormente, em 04-04-2008 endereçamos o ofício n.º 60/08 ao Instituto Nacional de Emergência Médica, solicitando a n/passagem a PEM e de novo a substituição da viatura de emergência.
Em 21-04-2008, através do ofício n.º 5927, o Conselho Directivo do INEM respondeu-nos, indicando que até meados de 2008, estaria em condições de nos informar.
Em 04-04-2008, pelo n/ofício n.º 61/08, demos conhecimento do pedido ao Presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa.
Em 28-11-2008, pelo n/ofício n.º 247/08, para conhecimento e devidos efeitos, enviamos cópias dos n/pedidos, ao Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Em 16-01-2009, pelo n/ofício n.º 3/09, dirigido ao Conselho Directivo do INEM, recordamos as nossas solicitações, tendo-nos respondido através do s/ofício n.º 762 de 13-01-2009, continuando a aguardar uma resposta que satisfaça as n/justas reivindicações.
Em 02-03-2009, pelo n/ofício n.º 30/09, demos conhecimento das n/reivindicações, ao Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Foz Côa e Deputado da Assembleia da República – Dr. Rui Rabaça Vieira.
Num período em que estão a ser atribuídas dezenas de novas viaturas a diversos Corpos de Bombeiros, não descortinamos razão para não ser contemplados.
Tivemos conhecimento da notícia publicada no jornal “Notícias do Douro” de 15-05-2009, que refere a entrega recente de uma ambulância do INEM aos Bombeiros Voluntários de Murça, ficando a Corporação a gerir duas ambulâncias do INEM.
Sendo uma justa e antiga pretensão desta Associação, para servir bem a população de todo o Concelho de Vila Nova de Foz Côa e de quem necessitar, e possuindo esta Associação pessoal especializado para actuar rapidamente em caso de acidente ou emergência de socorro, com a mesma ou semelhante firmeza que deverá ter usado o Sr. Presidente da Câmara de Murça, reivindico que o mais breve quanto possível, nos possa ser atribuída uma nova ambulância do INEM.
Dado que no próximo dia 21 de Junho vamos comemorar o 75º aniversário, sugerimos esta data como possível para entrega da viatura pretendida e que a população deste Concelho necessita e merece.
Anexando algumas cópias dos ofícios atrás referidos e da notícia do “Noticias do Douro”, confiantes de que esta justa pretensão vai ser satisfeita, apresento os meus melhores cumprimentos."


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: