quinta-feira, 9 de julho de 2009

Incêndio Rural

Ontem, pouco depois das 10 horas da manhã, chegava ao Quartel dos Bombeiros de Foz Côa um alerta de uma ignição rural na Quinta da Serra, pertença da freguesia de Almendra.
A violência com que as chamas irromperam pelo denso e continuo mato que ladeia as encostas da zona da Quinta, obrigou a um enorme reforço de meios no local, chegando mesmo a ter em combate directo às chamas mais de 70 Bombeiros do Distrito da Guarda.
A ocorrência, que viria a ficar circunscrita 9 horas após o seu início, foi sustentada por 1 Helicóptero (Hotel 24) em primeira intervenção, apoiada pela brigada F.E.B. que acompanha sempre a actuação do mesmo e 2 aviões pesados Canadair (Alfa 1 e 2) que foram fulcrais na eficácia do desempenho dos meios terrestres.
Ainda por apurar está a área ardida e as causas que estão na origem do incêndio, estando neste momento a cargo das autoridades competentes.
De referir e de lamentar foram as enormes dificuldades com que os Soldados da Paz se depararam para conseguir chegar às frentes activas, sendo obrigados a efectuar sempre combates apeados e com material sapador, o que levou a um rápido desgaste físico.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: