Ontem, pouco depois das 10 horas da manhã, chegava ao Quartel dos Bombeiros de Foz Côa um alerta de uma ignição rural na Quinta da Serra, pertença da freguesia de Almendra.
A violência com que as chamas irromperam pelo denso e continuo mato que ladeia as encostas da zona da Quinta, obrigou a um enorme reforço de meios no local, chegando mesmo a ter em combate directo às chamas mais de 70 Bombeiros do Distrito da Guarda.
A ocorrência, que viria a ficar circunscrita 9 horas após o seu início, foi sustentada por 1 Helicóptero (Hotel 24) em primeira intervenção, apoiada pela brigada F.E.B. que acompanha sempre a actuação do mesmo e 2 aviões pesados Canadair (Alfa 1 e 2) que foram fulcrais na eficácia do desempenho dos meios terrestres.
Ainda por apurar está a área ardida e as causas que estão na origem do incêndio, estando neste momento a cargo das autoridades competentes.
De referir e de lamentar foram as enormes dificuldades com que os Soldados da Paz se depararam para conseguir chegar às frentes activas, sendo obrigados a efectuar sempre combates apeados e com material sapador, o que levou a um rápido desgaste físico.
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário