terça-feira, 21 de julho de 2009

Segunda-feira em Chamas


Foi um início de semana cheio de Incêndios no Distrito da Guarda e Concelho de Foz Côa.
Ao início da tarde, uma ignição que irrompe nas encostas do Rio Côa, freguesia de Cidadelhe, Concelho de Pinhel, mobiliza mais de 50 Bombeiros incluindo uma Equipa de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Foz Côa e o elemento de Comando mais graduado, Comandante Aníbal Carvalho, de Serviço permanente à Zona Operacional (ZO).
Antes desta situação, já o Comandante havia sido Solicitado para outras 2 Ocorrências, canceladas atempadamente pela rápida resolução das mesmas.
Pouco tempo após o horário nobre, na Quinta da Fome e Quinta do Montragão, 2 violentos incêndios surgem nas vertentes das propriedades e, por culpa da acção do forte vento que se fazia sentir na zona, as labaredas acabaram por consumir varias dezenas de hectares de mato e floresta, chegando mesmo a colocar algum perigo às habitações existentes.
Só pelas 23 horas foi possível aos 35 Bombeiros envolvidos no Combate circunscrever as chamas e suspirar de alívio daquele que foi o segundo maior incêndio do ano de 2009.
De referir ainda os 2 grandes incêndios que assoaram o Concelho de Trancoso durante toda a tarde e parte da noite, envolvendo no total mais de 100 Bombeiros e 4 meios aéreos.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: