terça-feira, 25 de agosto de 2009

Incêndios Rurais - Domingo e Segunda-feira

Se durante o dia de Domingo se viveu com alguma acalmia, já não se pode dizer o mesmo com o por do sol. Assim que a escuridão se abateu por todo o território Português, um incêndio de pequenas dimensões mas com um poder destrutivo terrível surge no alto do Montragão, freguesia de Freixo de Numão, ameaçando seriamente terrenos agrícolas que se encontravam nas imediações. Como a principal prioridade dos Bombeiros são as pessoas e seus bens, o esforço concentrou-se numa vinha indefesa que estava no caminho das chamas, evitando dessa forma avultados prejuízos para o proprietário. O restante incêndio foi rapidamente extinto, não ardendo mais do que alguns metros quadrados de mato.
Ainda esta situação não se encontrava resolvida e já uma nova ocorrência surgia nos terrenos da freguesia de Santa Comba. Com uma área considerável repleta de combustível fino morto, com um vento muito forte e sem um único acesso à zona num raio de alguns kilometros, as chamas avançaram rapidamente e alastraram-se por varias centenas de metros, destruindo por completo tudo o que se colocava no seu caminho.
Só bem tarde e depois de uma acalmia considerável do vento, foi possível aos Soldados da Paz de Foz Côa, que foram entretanto auxiliados por uma Equipa de Pinhel e 5 Equipas da Força Especial de Bombeiros do Distrito de Portalegre, irromperem pelo mato e colocaram um ponto final no desembraiado avanço do fogo.
Ao inicio da madrugada, o incêndio foi dado como Circunscrito e deixou de figurar a vermelho no mapa nacional de incêndios florestais, situação que se tornou aliviante para os fatigados Bombeiros que, durante horas, lutaram corpo a corpo contra as chamas apenas com material sapador e foram obrigados a caminhar kilometros em ravinas irregulares e escarpas extremamente perigosas, por culpa da inexistência de acessos a viaturas.
De referir e lamentar que nesta zona, onde todos os anos se repetem situações idênticas ainda não se tenha resolvido o problema que passa essencialmente com a criação de acessos a viaturas e com corta-fogo estaticamente colocados.
Durante toda a segunda-feira o trabalho dos Bombeiros centrou-se numa cerrada vigilância à área ardida, consolidando dessa forma o trabalho de extinção e garantindo que não existe possibilidade de reacendimentos.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: