quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Último dia da Fase Delta fica marcado por vaga de ignições

Terminou ontem, no Concelho de Foz Côa, a época de ECINs (Equipas de Combate a Incêndios) do ano de 2009, com a denominação operacional de Fase Delta*.

No último dia de permanência da equipa que desde 15 de Maio assegurava 24 horas por dia uma resposta mais rápida às necessidades de diversa natureza foi brindada no concluso dia de actuação com algumas intervenções em ignições rurais que deflagraram essencialmente em zonas de mato e floresta.

A ocorrência de maior relevo verificou-se na freguesia de Vale de Afonsinho, área enquadrada no parque protegido da Serra da Marofa e fortemente arborizada, onde foi necessário o recurso ao Hotel 24, actualmente estacionado no Centro de Meios Aéreos da Guarda e aos 2 Aviões Canadair de Seia.

Apesar de todo o aparato verificado, o incêndio resumiu-se a pouco mais de 2 hectares de floresta, fruto da rápida e eficiente intervenção das ECINs destacadas para o local.

Nas freguesias de Algodres, Almofala e no Concelho de Mêda, na freguesia de Marialva foi onde se registaram as restantes actuações dos Soldados da Paz da Cidade de Foz Côa, todas com pouca significância no que diz respeito às nefastas consequências que os incêndios acarretam.

* A fase Delta de combate a incêndios florestais terminou ontem, pelo que a partir de sexta-feira os meios no terreno vão ser reduzidos, segundo a Directiva Operacional Nacional.
Na fase Delta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), accionada entre 01 e 15 de Outubro, estiveram operacionais cerca de 5400 elementos, 1200 veículos e 19 meios aéreos.
A partir de sexta-feira, com a entrada em vigor da fase Echo, os meios operacionais de combate a incêndios vão ser reduzidos, sendo apenas reforçados em caso de necessidade.
Segundo a DECIF, integram a fase Echo, que se prolonga até 31 de Dezembro, as "forças de empenhamento permanente" e dois helicópteros.
De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), os agentes no terreno para os próximos dois meses e meio são os meios disponíveis nos corpos dos bombeiros, além de fazerem parte das forças de empenhamento permanente o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, a Força Especial de Bombeiros Canarinhos e Equipas de Intervenção Permanente.
Em caso de necessidade, e durante a fase Echo, os meios aéreos podem ser reforçados até um máximo de sete e as forças terrestres até ao máximo indicado para a fase Delta (5441 elementos e 1247 veículos).
Cerca de 77 mil hectares de floresta e mato arderam até 30 de Setembro, seis vezes mais do que a área ardida no mesmo período de 2008, um aumento que a Protecção Civil atribui essencialmente a factores humanos.
Segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, Portugal foi o terceiro país da União Europeia mais fustigado pelos incêndios florestais em 2009, a seguir à Espanha e à Itália.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: