terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Bombeiros de Foz Côa sem Ambulância de Socorro

Desde o Passado dia 1 de Dezembro, com o interregno de um dia pelo meio, que os Bombeiros de Foz Côa estão sem Ambulância de Socorro, fruto de sucessivas avarias mecânicas.

Na passada noite de Sábado, quando 2 técnicos de Ambulância de Socorro efectuavam um transporte de um suspeito de AVC para a SUB da Cidade, a viatura parou no meio do caminho, havendo necessidade de transferência para 1 ambulância de transporte.

Tanto o INEM, através do CODU Porto, como o CDOS Guarda, ficaram imediatamente ao corrente da situação e até ao momento nada foi feito para a substituição da viatura, única neste concelho e com 15 anos de vida.

Os concelhos vizinhos têm assegurado o socorro pré-hospitalar na cidade de Foz Côa e respectivas freguesias, com desconforto evidente para as populações, que chegam a aguardar mais de meia hora por uma viatura que venha de Moncorvo, Mêda ou Figueira de Castelo Rodrigo.

Durante a noite de Domingo, na freguesia de Freixo de Numão, um idoso que caiu embatendo violentamente com a cabeça numa pedra de mármore, aguardou muito tempo pelo socorro, segundo o relato dos familiares e acabou por falecer já a caminho do Centro de Saúde.

Os Bombeiros de Foz Côa, vem por este meio expressar as mais sinceras condolências aos familiares da vítima e solidarizar-se com eles no sentimento de revolta, mas, esperam que, toda a população compreenda que os Bombeiros também estão a ser vítimas do sistema.

Será possível que, no Concelho de Moncorvo estejam estacionadas 2 Ambulâncias de Socorro do INEM, 1 nos Bombeiros e outra no Centro de Saúde, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo se passe a mesma situação, em Trancoso idem e na Mêda os Bombeiros tenham 2 Ambulâncias de Socorro, enquanto Foz Côa foi contemplada com 1 viatura deste género em 1994.

Chegou-se a um ponto de ruptura e a paciência esgotou-se neste Corpo de Bombeiros, onde, durante anos e anos, as Ambulâncias de Transporte eram sucessivamente excluídas do transporte de doentes para se encher com todo o material de socorro, para que, dessa forma, fosse possível realizar manutenções mecânicas e até inspecções periódicas ao carro de socorro.

No que diz respeito a esta vergonhosa situação, os Bombeiros de Foz Côa declinam toda e qualquer responsabilidade sobre esta “novela” e atribuem-nas ao INEM, entidade responsável pelo Pré-socorro em Portugal.

Aproveitamos também o momento para informar os nossos leitores que á muito que as mais altas entidades do governo e do INEM estão a par da situação débil da viatura de socorro deste Corpo de Bombeiros pois, conforme publicado neste espaço, o Exm. Sr. Primeiro-ministro José Sócrates, recebeu uma carta relatando-lhe essa situação e como resposta, um encaminhamento para o ministério da saúde, ao cuidado da Ministra Ana Jorge foi o obtido.

Aguardamos pacientemente pelo nosso carro de socorro que, neste caso, não depende da boa vontade dos governantes, mas sim do conhecimento do mecânico… enfim, é triste mas é a realidade…


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: