terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Intoxicação


Ontem, durante a noite de Carnaval, um homem de aproximadamente 60 anos tentou o suicídio com veneno, ingerindo deliberadamente um produto tóxico para o combate de pragas agrícolas, cientificamente denominados de organofosforados (pesticidas).

Os Bombeiros de Foz Côa, accionados pelo Codu Norte, deslocaram-se rapidamente á freguesia em questão, efectuando uma aspiração controlada e provocando o vómito, minimizando dessa forma os efeitos nefastos do consumo de semelhante substancia.

O VMER do Inem estacionado na ULS da Guarda foi activado no imediato do alerta, chegando ao SUB de Foz Côa pouco depois da vítima, local onde foi estabilizada para se efectuar o transporte para a capital de distrito para tratamento diferenciado.

Aproveitamos o momento para desta forma tentar alertar a perigosidade da inalação deliberada ou não destes produtos, que, alem da irritabilidade com que fazem efeito, podem provocar uma morte lenta e dolorosa.

Para consultar artigo relacionado com o caso, efeitos e melhores procedimentos de socorro nestas situações, clique AQUI.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: