quarta-feira, 16 de junho de 2010

Simulacro

Decorreu ontem, ao início da tarde, um simulacro de explosão seguido de incêndio no bloco B da Escola Secundária Tenente-coronel Adão Carrapatoso, em Vila Nova de Foz Côa.

Os Bombeiros da Cidade, entidade responsável pela extinção do incêndio e evacuação do edifício, apenas foram avisados com poucas horas de antecedência e escassos de informações, situação que criou algum realismo á questão, obrigando os graduados a agir com rapidez e determinação.

A situação fictícia baseava-se na extinção de um foco de incêndio numa arrecadação bem próxima da porta principal e única saída do edifício, a evacuação de alguns alunos que haviam ficado encurralados no piso superior e o resgate de vários feridos e intoxicados do piso 0.

No briefing final, retiraram-se conclusões muito positivas acerca das actuações das equipas de emergência, ficando a sensação de uma resposta eficaz e pontual ao difícil cenário criado.

A falta de bocas-de-incêndio no recinto escolar e as poucas ambulâncias que os Bombeiros de Foz Côa dispõem foram os aspectos negativos deste simulacro, que, segundo os responsáveis pela sua organização, terá mais realizações futuras com vista a treinar e encorajar os alunos, cidadãos e comunidade em geral, a ter um comportamento de prevenção e estruturalmente possuir um organograma de actuações em situações reais.

As altas entidades do Concelho também estiveram presentes e constataram in loco todas as vicissitudes.

De referir ainda que esta simulação esteve a cargo do Clube da Saúde, grupo de alunos responsável pela realização de variadíssimas actividades lúdicas neste ano lectivo, todas com uma carga bastante proeminente.





Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: