sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Afinal não è assim tão simples… - Helicóptero do INEM vêm novamente a Foz Côa



Na passada terça-feira, durante a tarde, a única Equipa permanente de Combate a incêndios dos Bombeiros de Foz Côa foi accionada para a freguesia de Almofala, Concelho de figueira de Castelo Rodrigo, para auxiliar o corpo de Bombeiros local, únicos no teatro de operações, no combate a um violento incêndio florestal que irrompera entretanto. Em zona protegida do Parque Natural do Douro Internacional, os 12 Bombeiros destacados para o local desdobraram-se em esforços para extinguir as labaredas que consumiam a seu bel-prazer uma vasta área de pinhal e carvalhos. Algumas horas depois o esforço foi compensado e pode finalmente respirar-se de um alívio carregado de impudência, fruto dos incêndios que nos arredores aguardavam em lista de espera Bombeiros para os travarem.

Após um procedimento de logística, que apesar de ser fora de horas è sempre refastelador, a mesma equipa foi encaminhada para Louzelos e Bizarril, freguesias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, onde incêndios de grandes proporções aguardavam por Bombeiros à horas. Adivinhava-se um combate difícil e moroso, numa zona de muito difícil acesso e com uma vasta área de mato, mas o mais evidente foi mesmo a descoordenação de meios e a falta de comando eficaz, ao ponto dos soldados da paz passaram de homens de combate a Comandantes de operações de socorro conforme os interesses. No final destes incêndios, que duraram mais de 30 horas, o único momento de pausa foi uma refeição quente que ajudou estes bravos a recomporem o corpo e a mente para uma nova luta que entretanto nascera em Cinco Vilas, freguesia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e já fazia parte dos inúmeros incêndios em lista de espera.

Enquanto este triste cenário se desenvolvia no Concelho vizinho, onde os exaustos homens da terra apenas tinham o auxilio dos Bombeiros de Foz Côa e Famalicão da Serra, ajudados esporadicamente por uma equipa de Pinhel, na freguesia de Touca, Concelho de Foz Côa, um incêndio em zona fortemente arborizada rapidamente tomou proporções desmedidas, muito por culpa do vento, mas também pela falta de meios humanos e materiais. A equipa de Combate a Incêndios de Foz Côa, a operar em Figueira de Castelo Rodrigo à mais de 48 horas foi impedida de desmobilizar para combater um incêndio na sua área de actuação própria, obrigando o corpo de bombeiros a desdobrar-se em esforços e a enviar um numero elevado de voluntários que, apesar de limitados pois todos têm as suas vidas profissionais, deram o seu melhor e ao raiar do dia o incêndio entrava em fase de rescaldo, não evitando contudo a destruição de mais de uma centena de hectares de mato, eucalipto e culturas agrícolas.

82 Horas de combate depois, a Equipa de Combate a Incêndios de Foz Côa regressou finalmente a casa.

Durante o Combate a 5 incêndios florestais não foi avistado uma única vez um meio aéreo, um reforço, uma entidade, um apoio de qualquer género… Sempre os mesmos bravos, sempre a mesma alma… Afinal, quando em Maio se anuncia com pompa e circunstância um contingente que roça a ideia de exagerado, isso não passa de um mau trabalho de Photoshop que não chega sequer para um distrito, quanto mais para um País…Afinal, não è assim tão fácil.

Na passada Quarta feira, na freguesia da Touça, Concelho de Foz Côa, um sexagenário trabalhador na Construção Civil caiu de uma altura considerável, ficando gravemente ferido.

Após alerta efectuado para o CODU via 112, os Bombeiros de Foz Côa foram accionados para o local onde procederam à imobilização e estabilização da vitima, transportando-a de seguida para o campo de futebol da freguesia de Freixo de Numão, local onde aterrou o helicóptero do INEM que acabou por efectuar a transferência da vitima para a unidade distrital de saúde, situada no Hospital Sousa Martins.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: