sábado, 29 de janeiro de 2011

Heli SAV 3 do INEM em Foz Côa – Acidente de Viação provoca 2 vítimas

Pouco antes das 8 horas, os bombeiros de Foz Côa foram accionados pelo número europeu de emergência 112, para uma situação de perda de consciência e mobilidade numa idosa de 82 anos, natural e residente na freguesia de Almendra.

Antevendo uma situação de paragem Cardio-respiratória, o INEM tratou de enviar juntamente com os Bombeiros uma equipa de elementos diferenciados, constatando-se no imediato que o meio diferenciado mais rápido seria o Helicóptero de Suporte Avançado de Vida do INEM que se encontra estacionado em Macedo de Cavaleiros, com a designação operacional de Heli SAV 3, relegando para 2º plano a Viatura Médica de Emergência e Reanimação, vulgarmente denominada de VMER e que se encontra estacionada no Hospital distrital da Guarda, a mais de 1 hora do local.

Apesar de todos os esforços por parte dos envolvidos e da rapidez com que a equipa médica colocou o seu precioso auxílio no terreno, a vítima, encontrada já em paragem Cardio-respiratória e com sinais evidentes de cianose, não recuperou, acabando por ser declarado o óbito pelo médico do INEM.

Acidente de Viação provoca 2 vítimas

Hoje, pouco depois das 15 horas, um aparatoso despiste ocorreu na Estrada Nacional 102, no sentido Foz Côa – Celorico da Beira, próximo da freguesia de Muxagata, mais propriamente na malfadada e sinuosa curva da “Quinta da Canameira”.

A viatura, com 4 passageiros a bordo, entrou em despiste e capotou provocando ferimentos na condutora e no pendura, sendo a condutora a merecedora de maior atenção. As suspeitas sobre os ferimentos apresentados recaíam essencialmente por lesões internas ao nível da coluna vertebral, zona abdominal e dorso lombar, sendo ambas imobilizadas e conduzidas ao Serviço de Urgência Básica de Foz Côa. Ambas as vítimas acabaram por ser enviadas para o Hospital Distrital da Guarda com o objectivo de realizar exames e diagnósticos complementares.

No local estiveram os Bombeiros de Foz Côa, com 2 Ambulâncias e 1 viatura de Salvamento e Desencarceramento.

"Também temos direito a uma ambulância de socorro"

Sem comentários: