segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fim-de-semana de alguma tropelia.


No passado Sábado, durante a manha e enquanto decorria a formação de Técnicas de Socorrismo a ser ministrada neste Corpo de Bombeiros desde o passado dia 25 por formadores externos da Escola Nacional de Bombeiros, um alerta efectuado por um cidadão que passava nas proximidades das instalações, dava conta de uma situação de incêndio numa chaminé de uma habitação unifamiliar, próximo da avenida principal da cidade de Foz Côa.
Apenas uma viatura ligeira de combate a incêndios e 4 Bombeiros foram mais do que suficientes para debelar a ignição, visto que a utilização de água nestas situações pode colocar em risco a estrutura física da chaminé e o recurso a um extintor é, provavelmente, a medida mais sensata.  
Registaram ainda algumas saídas para situações de natureza pré-hospitalar, sendo exclusivamente compostas por doenças súbitas.


No dia de ontem, pouco antes da hora de almoço e enquanto se procedia ao intervalo da referida formação de Técnicas de Socorro, um alerta efectuado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Porto (CODU), transmitia um despiste de motociclo apresentando dois feridos graves, estando já mobilizada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda e disponível á passagem de dados sobre as vítimas, o helicóptero do INEM que se encontra estacionado no heliporto de Macedo de Cavaleiros.
Felizmente que na chegada ao local, na E.N. 102, próximo da Pista Internacional de Autocross, o cenário encontrado era outro e apenas existia uma vitima, apresentando-se com indícios de traumatismo crânio-encefálico e fractura num dos membros, obrigando os soldados da paz a uma exacerbada imobilização e transporte. Após despistagem de suspeitas na unidade de saúde de Foz Côa, a vítima foi conduzida á unidade distrital onde lhe foram efectuados exames complementares, não se confirmando as duvidas.
No local estiveram presentes 11 Bombeiros, com 2 Ambulâncias e 1 viatura de salvamento e desencarceramento. A GNR da Cidade também esteve no local e registou a ocorrência.
A par deste caso, várias foram as saídas para situações de diversa natureza, compostas essencialmente por doenças súbitas e transferências inter-hospitalar.  

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: