terça-feira, 31 de maio de 2011

Colisão Frontal Provoca 3 Feridos

Esta Terça-feira, uma aparatosa e brutal colisão frontal provocou 3 feridos ligeiros, sendo que 1 deles ficou encarcerado na viatura, obrigando ao corte do trânsito por mais de 1 hora.
Pouco passava das 9 horas quando os Bombeiros de Foz Côa foram accionados para uma situação de acidente envolvendo 3 viaturas na Estrada Nacional 102, mais concretamente no sinuoso traçado do “Montragão”, acesso que liga a cidade de Foz Côa á freguesia de Freixo de Numão.
O alerta, que chegava de forma especulativa e escasso na veracidade de factos, criou imediatamente uma expectativa diferente daquela que felizmente se veio a verificar, obrigando os Soldados da Paz á reunião massiva de elementos com recurso ao toque de sirene e á solicitação ao Centro Distrital de Operações de Socorro de apoio de operacionais dos Bombeiros vizinhos. O INEM, baseado nos mesmos prenúncios, informou os elementos que se deslocavam para o sinistro que estava a ser mobilizado em apoio diferenciado o Helicóptero estacionado em Aguiar da Beira.    
Já no local e após uma primeira abordagem às vítimas no sentido de realizar uma triagem para definir prioridades, as informações foram chegando na plenitude da verdade e o meio aéreo que se prestava a facultar apoio foi abortado.
Constatados todos os factos, apenas 2 das 3 viaturas apresentavam feridos, sendo que 1 delas apenas apresentava um ataque de pânico pela situação vivida. Na outra viatura onde seguiam dois idosos, a ocupante do condutor e mulher do mesmo apresentava-se com queixas ao nível torácico e após extracção controlada, seguiu directamente para o Hospital Distrital da Guarda por indicação CODU. O condutor, encarcerado nos escombros do tipo mecânico foi a vítima mais trabalhosa devido á necessidade que houve para a criação de espaço, criando dessa forma possibilidades imprescindíveis a uma extracção controlada. Contudo e apesar de todo o aparato criado, este sinistrado apenas apresentava lesões oculares que provavelmente foram provocadas pelos estilhaços do embate.    
  
A administração do Blogue dos Bombeiros vem deste modo aproveitar o momento para demonstrar desagrado pela forma como a sociedade civil satisfaz o seu desejo de curiosidade, que, por cada vez que a sirene efectua o chamamento dos seus operacionais ou ecoa nas ruas da cidade como forma defensiva de circulação rodoviária, nesciamente entopem, literalmente, a linha de emergência dos Bombeiros de Foz Côa. Compreendemos que por momentos as pessoas se possam sentir preocupadas pois, nos imediatos, tudo possa e deva ser colocado em questão, mas esta é, sem dúvida nenhuma, a pior maneira de saber o que quer que seja. Esperamos compreensão sobre este assunto.
No local estiveram 11 Bombeiros, 3 ambulâncias, 1 viatura de salvamento e desencarceramento e 1 patrulha da GNR que, durante todo o processo de socorro, desenvolveu um trabalho fundamental á segurança dos Bombeiros.    

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

5 comentários:

Anónimo disse...

por acaso não esteve por lá uma ambulância dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MEDA com 3 tripulantes?? é triste não darem um bem haja quem colabora com vocês numa situação destas! despeço-me cordialmente!!

Anónimo disse...

por acaso nesse acidente não estiveram presentes 3 tripulantes dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MEDA com uma ABSC! acho que ficava bem um bem haja a quem colabora com voçês! despeço-me cordialmente!

Anónimo disse...

Caro Anónimo:
Conforme se pode ler na notícia e se pode subentender, é referido que não foi possível aos Bombeiros de Foz Côa suportarem tecnicamente todo o socorro e foi necessário o recurso á solicitação de apoio ao CDOS para mobilizar Bombeiros de Corpos Vizinhos. Como operacional que entendo que seja pelo comentário efectuado, é perfeitamente compreensível no extracto da notícia que este tipo de apoio só poderia vir do CB de Mêda, quer pelo entrosamento historicamente conhecido, quer pelas definições das antigas ZO, quer mesmo pelas triangulações estipuladas em DONs e NOPs.
Se necessário for, a administração do Blogue emitirá uma nota que contemple um agradecimento específico a esse CB. Não o foi efectuado pelo simples facto de ser entendido por parte dos administradores que a família Bombeiros cada vez mais deve ser unificada e não distinguir quartéis, homens e/ou operacionais, entendendo que dessa forma se possa, cada vez mais, igualar toda a estrutura, relembrando aqui que nunca foi agradecido de forma especifica ao operador do CDOS por mobilizar o meio, ou ao operador do CODU por mobilizar outros que surjam.
Resta apenas referir e agradecer aos operacionais dos Bombeiros da Mêda que estiveram presentes neste teatro de operações e também a todos os outros que tornaram possível essa intervenção, aproveitando o momento para repreender de forma veemente o autor de semelhante comentário por o efectuar de uma forma cobarde e camuflada.
A administração do Blogue.

Luís disse...

Se ao menos o comentário do "Anónimo" fosse escrito em bom português...ainda teria algum valor, agora assim...

Anónimo disse...

Toda a gente critica o trabalho de uns e de outros quando o fundamental é agradecer a estes homens da paz quer sejam da meda ou de foz-coa ou de outro lado. obrigado aos bombeiros