segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fim-de-semana com registos de Incêndios Rurais

O passado Sábado, os bombeiros de Foz Côa registaram a sua primeira ocorrência de 2011 no que diz respeito aos incêndios rurais. Pouco antes do meio-dia, o alerta efectuado por um popular informava os soldados da paz da ocorrência de uma ignição em zona de mato, na freguesia de Freixo de Numão, mais concretamente na zona do “Prazo”.
Contudo, a rápida actuação da equipa de combate a incêndios, operacionalmente denominada de ECIN*, foi mais do que suficiente para dominar as labaredas, circunscrevendo a área destruída a pouco mais de meio hectare.    
   
No Domingo, pouco depois das 16 horas, novo alerta de incêndio mas desta feita a verificar-se na freguesia de Castelo Melhor, mais concretamente no conhecido sopé do monte Gabriel, zona bastante fustigada pelos incêndios no ano passado e com um combustível composto essencialmente de finos mortos, matéria mais do que suficiente para uma rápida propagação.
Provavelmente e como consequência de alerta tardio e não da sua matéria combustível, a área que se apresentava aos Bombeiros já era considerável mas, por efeito das circunstâncias climatéricas que se verificavam no local, o incêndio até foi de fácil domínio e a única equipa de 5 elementos destacada foi suficiente.

*ECIN – Denominação Operacional de Equipa de Combate a Incêndios – Composta por 5 elementos, sendo 1 deles condutor e outro chefe de equipa. As equipas estão activas 24 horas por dia, mantendo-se no quartel ou em missão de patrulhamento pelas áreas florestais com maior probabilidade de eclosão de incêndios. Aos elementos que se disponibilizem a integrar as ECIN’s o Estado Português atribui um compensatório de despesa de € 1,70 por hora.  
Em Vila Nova de Foz Côa a ECIN estará disponível desde o dia 15 Maio (Fase Bravo) até dia 15 de Outubro (Fase Charlie – Julho, Agosto, Setembro e Fase Delta – Outubro).


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: