domingo, 4 de setembro de 2011

Ameaças a ‘Helis’ Podem Dar Prisão

Os pilotos dos helicópteros de combate a incêndios podem abastecer água em tanques e poços privados, em casos de emergência e na ausência de recursos e infra-estruturas públicas – rios ou barragens. Quem o tentar impedir, usando ou não armas, incorre num crime de desobediência à autoridade pública que dá uma pena até cinco anos de prisão.

A Protecção Civil e a GNR estão apreensivos com o número de casos de cidadãos que, "desconhecendo a lei", ameaçam os pilotos. O último caso ocorreu na segunda-feira, quando, segundo a GNR o presidente da Junta de Moimentinha, Trancoso, ameaçou com uma caçadeira o piloto de um helicóptero. Ao CM, António Gomes confirmou que pediu ao piloto "para ir buscar água a outro lado", mas negou ter-lhe apontado a arma, que estava no local.
No ano de 2005, na freguesia de Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa, um cidadão natural e residente naquela freguesia agiu de modo semelhante a um helicóptero que necessitava de abastecer de água para um combate a um incêndio rural que deflagrava nas imediações, acabando á posteriori por ser identificado pelos agentes da GNR e condenado em tribunal a 1 ano de pena suspensa pelo crime acima referido, revelando um comportamento social incorrecto. 

Em Castro Daire, Almeida, Viseu e Tondela já aconteceram casos iguais. O ponto quatro do artigo 6º da Lei de Bases da Protecção Civil é muito claro: "A desobediência e a resistência às ordens legítimas das entidades quando praticadas em situação de alerta ou calamidade", são sancionadas nos termos da Lei Penal (crime de desobediência, artigo nº 347) e as respectivas penas são sempre agravadas em um terço.
 
A Administração do Blogue dos Bombeiros de Foz Côa e em nome do Comando do Corpo Activo vem informar os seus leitores que, no caso de utilização de água pelos meios aéreos e/ou terrestres  no combate a incêndios rurais e/ou urbanos e industriais, a água será, logo que possível, reposta na sua totalidade pelos Bombeiros de forma gratuita. 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: