sábado, 15 de outubro de 2011

Incêndios / Acidente

Conforme amplamente noticiado, os incêndios apareceram na sua plenitude durante o mês de Outubro, encontrando para isso um factor favorável aos seus desenvolvimentos e que diz respeito às condições atmosféricas pouco normais para esta época do ano. Obviamente que Foz Côa e Concelho não são excepção á regra e os incêndios têm surgido de forma abrupta e pouco normal, obrigando os soldados da paz á desmultiplicação de esforços e sacrifícios para insurgir contra as maquiavélicas atrocidades premeditadas.

Desde o passado dia 11 que os Bombeiros não têm tido descanso e estatisticamente, no passado dia 13, altura em que foi registado o maior numero de ignições em Portugal continental no ano de 2011 com mais de 400 ocorrências, o Concelho de Vila Nova de Foz Côa contribuiu com 6 Incêndios Florestais que mobilizaram mais de 50 operacionais e 13 viaturas, dispersados por diversas freguesias. Até a presente data e desde o dia 10 de Outubro, os Bombeiros de Foz Côa entreviram em mais de 20 ocorrências de incêndios, sendo a freguesia de Almendra a que apresenta o maior número de ignições e consequentemente a maior área já destruída por acção das labaredas.

Como resposta às adversidades com que os Bombeiros se têm deparado nos últimos dias, as datas do Dispositivo Nacional de Combate a Incêndios Florestais foram prolongadas e dessa forma as equipas de combate a incêndios, com término marcado para o dia 15 de Outubro, mantêm-se activas em regime de prontidão e permanência até ao dia 31 de Outubro, altura que se pensa ser possível existirem condições propicias á diminuição significativa das ignições e consequências das mesmas.

Este Sábado, um motociclo despistou-se e provocou 1 ferido grave.

Hoje, pelas 13 horas, um motociclo despistou-se próximo da zona urbana da freguesia de Touça, provocando lesões de aparente gravidade.

Os Bombeiros, solicitados para o local pelo CODU do INEM, deslocaram-se com uma ambulância de socorro e com o veículo de salvamento e desencarceramento, encontrando um cenário que carecia preocupação e delicadeza o que obrigou a uma luxuosa prestação dos socorristas.

O motociclista, que circulava na E.N. 222 no sentido Sebadelhe – Touça, entrou em despiste numa curva e foi projectado dezenas de metros para fora da rodovia o que lhe veio a provocar lesões na zona da coluna dorso-lombar.

Os Bombeiros foram morosos mais cuidadosos nas prestações dos cuidados inerentes nestas situações e após uma estupenda imobilização, verificação de parâmetros vitais e despistagem de fracturas ou traumatismos transportaram a vítima directamente para a urgência do Hospital Distrital da Guarda, por força da sua valência em ortopedia.

Digno de registo fica mais um bom trabalho desenvolvido em equipa, vincando-se o entrosamento e os conhecimentos técnico-táctico dos intervenientes, o que denota zelo, dedicação e formação dos Operacionais dos Bombeiros de Foz Côa. Os meus parabéns.” – Referiu o Comandante dos Bombeiros de Foz Côa.  
            

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: