sábado, 1 de outubro de 2011

PCR; Incêndios; Heli 3 INEM

Na passada quinta-feira, pelas 17 horas, um alerta emanado pelo número europeu de emergência 112 solicitava os soldados da paz de Foz Côa para uma situação de sinopse recuperada, mas com prostração consequente não favorável.
Á chegada dos Bombeiros á freguesia de Cedovim, os socorristas deparam-se com indícios preocupantes e no rápido diagnóstico efectuado concluíram tratar-se de uma situação em que estava em causa o risco iminente de vida da vítima, solicitando apoio ao Corpo de Bombeiros de Foz Côa e apoio diferenciado ao CODU.
Contudo e apesar do enorme esforço de todos os envolvidos para retroceder uma situação de Paragem Cardio-respiratória, as manobras aplicadas de suporte básico de vida vieram a verificar-se infrutíferas, sendo o óbito decretado já no Serviço Básico de Urgência da Cidade de Foz Côa.
O Corpo foi depois encaminhado para o Instituto de Medicina Legal na Guarda para realização da autópsia.        

Os Incêndios rurais continuam a assolar a região, mais concretamente Vila Nova de Foz Côa e a sua área geográfica.
Almendra, Castelo Melhor, Seixas do Douro, Touça e Chãs são freguesias que nos últimos dias têm apresentado registos de ignições, situações que apesar de não serem preocupantes e alguns deles até não passam de pequenos fogachos, requerem sempre a presença física dos operacionais o que leva a um enorme desgaste humano e material e obriga também, aos Bombeiros de quartel, a realizarem uma gestão eficiente e apertada dos poucos recursos disponíveis, criando-se com todas estas situações momentos de stress pouco recomendáveis á saúde humana.
Apesar dos atentados ao ambiente, á paisagem e a fauna do Concelho de Vila Nova de Foz Côa pelos “infiéis”, os Bombeiros de Foz Côa vão continuar com uma equipa permanente de Combate a Incêndios durante 24 horas até dia 15 de Outubro nas suas habituais “cruzadas”, garantindo dessa forma que todos aqueles que ousem reclamar a si um pedaço de natureza queimada não consigam realizar eficientemente os seus desígnios ou que pelos menos os impactos e danos sejam minimizados.
Em apoio nesta luta e até igual período do mês, os Bombeiros terrestres vão ser apoiados pelos Bombeiros do “ar” que vão tripular o Hotel 13, designação operacional para os helicópteros de combate a incêndios, estacionado no Centro de Meios Aéreos da Mêda.

Hoje, Sábado, o Heli 3 do INEM estacionado no Centro de Meios Aéreos de Macedo de Cavaleiros deslocou-se á cidade de Vila Nova de Foz Côa para realizar uma transferência inter-hospitalar de uma vítima com prognóstico reservado.
A vítima em questão, inicialmente socorrida pelos Bombeiros de Foz Côa, foi transportada para a Unidade de Saúde de Foz Côa em risco de colapso, fruto do edema agudo do pulmão que padecia.    
O bom entrosamento de informação entre os operacionais dos Bombeiros e todos os envolvidos no socorro resultou numa situação favorável para a vítima, recebendo dessa forma o melhor socorro disponível com todas as consequências que daí advêm.   
        

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: