quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bombeiros de Foz Côa já contam com valências em DAE

Desde a passada segunda-feira que 5 elementos dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa concluíram, com o êxito desejado, a formação que os habilita á utilização da Desfibrilhação Automática Externa, vulgarmente denominado de DAE, para os casos de paragem Cardio-respiratória. Esta formação, ministrada pelos Formadores do INEM nas suas instalações na cidade do Porto, habilita os Bombeiros de Foz Côa á utilização desta preciosa ferramenta para as ocorrências de âmbito pré-hospitalar em casos de PCR, visto serem os primeiros e únicos a actuar nestas situações quando solicitados.

O Desfibrador Automático Externo (DEA) é um aparelho electrónico portátil que diagnostica automaticamente as potencialmente letais arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular num paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las através da desfibrilação, que é uma aplicação de corrente eléctrica que pára a arritmia fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.


O Desfibrador Automático Externo (DEA), utilizado em paragens Cardio-respiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilação ventricular (FV), presente em 90% das paragens cardíacas. Efectua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Tem o propósito de ser utilizado por público leigo com a recomendação de que o operador seja possuidor do Curso de Suporte Básico de Vida.


As Descargas: 200 J (bifásico) e 360 J (monofásico) em adultos. O DAE também pode ser utilizado em crianças de 1 a 8 anos com a potência de 100 J (redutor). Não há consenso na utilização em crianças com menos de 30 kg.
O DEA, Desfibrador Automático Externo, é um equipamento capaz de efectuar Desfibrilhação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador.


Em muitos países a aquisição e utilização dos aparelhos DEA é livre e incentivada, pelas seguintes razões: -Em caso de paragem Cardio-respiratória tem de ser aplicado de imediato, não havendo tempo para chamar o 112/emergência; -Os DEA actuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário.


Para mais informações sobre DAE e sua regulamentação/utilização, basta consultar as normas que tutelam este aparelho de choque, expressas em Diário da Republica – Decreto-lei nº 188/2009 de 12 de Agosto.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: