quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aparatoso Despiste provoca 2 feridos ligeiros

Pouco passava das 12 horas da passada Terça-feira, dia 27, quando os Bombeiros de Foz Côa foram accionados para uma situação de despiste com 2 vitimas encarceradas dentro do veiculo. Este aparatoso despiste que ocorre na freguesia de Freixo de Numão, imediatamente á saída da freguesia para a estação ferroviária homónima, deve-se, exclusivamente, ao improprio e perigoso estado do piso que continha um espessa camada de gelo, fruto de um fenómeno natural que ocorre anualmente por estas alturas. A viatura apresentava-se aos Bombeiros numa posição bastante complicada e com um grau de destruição significativo, pois estava semi-capotada e posicionada numa íngreme ravina , apoiada apenas nos pontos mais frágeis e consequentemente mais instáveis, o que dificultou e muito a abordagem ás vitimas. Foi necessário, por parte dos Bombeiros, o recurso a uma cuidada e musculada estabilização para, á posteriori, retirar do seu interior as 2 vitimas.
Após ser dada a luz verde para os socorristas operarem de forma mais próxima, constaram que afinal não seria necessário o recurso aos cortes estratégicos e/ou remoção de componentes do veiculo uma vez que ambas as vitimas se apresentavam sem qualquer lesão, acabando por serem as próprias a saírem do veiculo pelos seus próprios meios. Ainda no local estas certezas foram confirmadas pelo Staff do helicóptero 3 do INEM, composto por médico e enfermeiro, aconselhando apenas o seu transporte para o Serviço de Urgência Básico de Foz Côa para que ficassem em observação.
De referir ainda, mais uma preciosa colaboração da G.N.R. de Foz Côa que, alem de salvaguardar o perímetro de segurança para o trabalho dos Bombeiros, preencheu uma lacuna existencial e que passava por garantir mobilidade ao Staff do INEM desde o helicóptero até ao sinistro.
No local estiveram presentes 12 Bombeiros que foram apoiados por 2 ambulâncias e 1 viatura de salvamento e desencarceramento, 1 helicóptero do INEM e 1 patrulha da G.N.R. que registou a ocorrência.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; NOVO email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: