domingo, 18 de março de 2012

Simulacro serviu para testar Operacionalidade


Na passada Sexta-feira, os Bombeiros de Foz Côa em cooperação com a empresa construtora do futuro parque de exposições e com o gabinete de engenharia do município de Foz Côa realizaram um simulacro que consistia no socorro a uma vitima atropelada por uma maquina industrial, vulgarmente denominada de "moto-niveladora".
Este simulacro, que visava essencialmente testar a operacionalidade das equipas de trabalhadores da empresa de construção civil a operar naquele local, serviu como mote perfeito para colocar em prática os conhecimentos técnicos e tácticos dos Bombeiros da cidade, bem como a gestão operacional em cenários desta envergadura. Apesar de todo o aparato não passar de um treino, todos os envolvidos desempenharam uma excelente entrega, de tal forma que entre a ficção e a realidade não era distinguível aos olhos de quem passava.
Apesar de este tipo de ocorrências não ser novidade para os Soldados da Paz, pois nos passados anos de 2010 e 2011 nas obras do IP 2 houve a necessidade de intervenção similar por 3 ocasiões, culminando infelizmente com 2 mortes e 1 ferido grave; nunca é de descurar todos os passos e procedimentos estipulados, colocando sempre em prática os conhecimentos de socorrismo aliados ás formações de salvamento e desencarceramento.
No debriefing com todos os envolvidos e por parte dos responsáveis do evento, aos Bombeiros foram tecidos rasgados elogios pela entrega e pela forma como colocaram no terreno todo o seu conhecimento, desejando contudo que todo o teatro de operações nunca passe de um treino.

Para a posteridade e pela mão do Sub-chefe Ricardo Carvalho fica o registo fotográfico do evento. 









           










































  
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100;  email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

2 comentários:

Transmontano disse...

Simulacro muito bem documentado a nivel fotográfico. Cumprimentos.

Anónimo disse...

pipoca
nao os gavem muito