segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bombeiros Presentes na 3ª Feira da Saúde.

Decorreu na passada Quinta e Sexta-feira a 3ª edição da feira da Saúde na Escola Secundária da Cidade de Foz Côa, uma iniciativa da responsabilidade dos alunos do Clube da Saúde.
Obviamente que como não podia deixar de ser, os Bombeiros Voluntários de Foz Côa, como parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica e entidade prestadora de serviços ligados á área em epigrafe, estiveram presentes os dois dias onde realizaram diversos simulacros e desenvolveram actividades de carácter cultural e formativo.
Durante o dia de Quinta-feira, alem da exposição de diversas viaturas e explicação aos alunos sobre os conteúdos das mesmas e quais as missões para que estão mais habilitadas, durante a tarde os Soldados da Paz realizaram um simulacro de acidente rodoviário e que envolvia um atropelado, seguido de despiste com encarcerado do "físico tipo 2", pelo que foi necessário o recurso ás técnicas de desencarceramento para remover os escombros, de modo a que fosse possível criar espaço para uma extracção controlada do sinistrado. Apesar do calor que se fazia sentir e de apenas conhecerem o teor da missão no imediato, bem como o numero de vitimas e estado de gravidade das mesmas, os operacionais envolvidos levaram o exercício ao limite e transformaram o mistério da missão numa óptima oportunidade para a realização de um treino.
No dia de Sexta-feira, o apogeu da feira acontece quando os Bombeiros desenvolvem um simulacro com fogo real, envolvendo pelas labaredas a viatura que no dia anterior havia sido cortada. Esta operação de combate a incêndios em viaturas encantou pequenos e graúdos e acabou também por ser uma boa oportunidade de treino para os elementos presentes, sendo até ao momento uma das melhores conseguidas em âmbito de exercício. Digno de registo sobre este simulacro prende-se com o facto de este ter sido apenas realizado pelos Operacionais que á menos de um ano atrás eram elementos em estágio, excepção feita ao chefe de equipa, responsável pela coordenação e orientação dos meios. Na Sexta-feira de tarde, comum a anos anteriores, as piscinas cobertas do município abriram portas aos interessados, local onde os Bombeiros de Foz Côa ministraram uma pequena demonstração de mergulho e onde mais de 20 alunos aproveitou para realizar um baptismo de mergulho, experimentando a sensação submergir ao espelho de água.
Em jeito de "Debriefing", os Bombeiros de Foz Côa fazem um balanço muito positivo da sua prestação em mais um fantástico evento realizado pelo Clube de Saúde da Escola Secundária. "A par dos dois exercícios realizados, de onde são sempre retiradas conclusões e pormenores a melhorar ou a manter no futuro, a entrega e demonstração de carinho por parte dos alunos do secundário foi enorme. Durante estes dias fomos abordados por mais de 30 Jovens que manifestavam vontade em ser Bombeiros, ficando a promessa de reunir toda essa massa jovem, cheia de garra, vontade e sonhos, após a época escolar para elaborar um plano formativo e educativo já para este Verão e até ao inicio das suas actividades escolares. Temos de lhes proporcionar actividades e incutir espírito, pois o sentido aventureiro já eles possuem. Por vezes, pequenos gestos podem-se revelar grandes acções".  - Refere o responsável no local.
Por parte dos responsáveis pelo Corpo de Bombeiros, bem como de todos os elementos operacionais, vimos desta forma agradecer o convite endossado, bem como aproveitar o momento para reiterar  vontade e disponibilidade para estar presente na próxima edição. Obrigado.

Amanha o Blogue dos Bombeiros de Foz Côa disponibilizará o registo fotográfico das suas intervenções.                
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

oi