O ensino obrigatório no 3º ciclo de manobras de suporte básico de vida é um projecto do CDS-PP, subscrito pela deputada Teresa Caeiro que aprovado por maioria de votos no Parlamento, no dia 15 de Fevereiro.
Os professores e alunos poderão aprender a identificar uma situação de paragem cardiorrespiratória, a fazer ventilação à vítima, através do boca a boca, e fazer manobras de compressão cardiotorácica, manobras essenciais até à chegada da equipa de socorro.
“Esta medida pode ajudar a salvar vidas e numa situação de paragem cardiorrespiratória cada segundo conta. Todas as pessoas que saibam como agir nessa situação pode salvar a vida da vítima”, afirmou Teresa Caeiro.
A deputada afirmou ao CM estar “satisfeita” por ter sido aprovado uma iniciativa que apresentou no Parlamento pela primeira vez em 2008 e, posteriormente, em 2009.
O presidente do INEM, Miguel Soares Oliveira, afirmou que a instituição está disponível para colaborar na formação de professores que, por sua vez, ensinarão os alunos.
“Podemos fornecer os manuais, manequins e todo o material necessário para a formação das técnicas de suporte básico de vida”, afirmou Miguel Soares Oliveira.
Depois da Assembleia da República aprovar o projecto, cabe agora ao Ministério da Educação aprovar o módulo de ensino, que poderá ser implementado no próximo ano lectivo de 2013/2014.
Segundo o responsável pelo INEM, a formação de manobras de suporte básico de vida foi dada a profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta e formação de suporte avançado de vida a médicos, enfermeiros e auxiliares do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
Os deputados da Comissão Parlamentar de Saúde visitaram o Centro de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU), do INEM, e ficaram a conhecer os meios de socorro disponíveis: viaturas de intervenção em catástrofe, ambulâncias e viatura médica de emergência e reabilitação e ainda motos de emergência médica.
Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário