domingo, 1 de junho de 2014

Incêndio marca o fim de Maio



Na passada Sexta-feira, ao início da noite, uma violenta ignição irrompeu na zona do Vale Escuro, Cachão, freguesia de Vila Nova de Foz Côa.

Apesar das baixas temperaturas que se faziam sentir, o denso combustível daquelas encostas, perfeitamente alinhado com as encostas de vales encaixados, foi propício ao rápido desenvolvimento das labaredas que em poucos minutos galgaram centenas de metros e destruíram tudo pela frente. 

No local do incêndio e durante 19 horas, com mais de 30 hectares de terreno queimado, estiveram empenhados em ações de extinção e consolidação de rescaldo 20 Bombeiros, apoiados por 5 viaturas. Apesar do dispositivo de defesa da floresta contra incêndios já estar em curso, os meios ainda são tímidos na sua permanência e houve mesmo necessidade de reforço por parte de Corpos de Bombeiros do Distrito da Guarda e Viseu, nomeadamente de Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Franca das Naves e São João da Pesqueira.

Embora a fase “forte” do dispositivo de defesa da floresta contra incêndios ainda não ter tido o seu início, o Concelho de Foz Côa conta já no seu currículo 2 incêndios de magnitude e dificuldade consideráveis, o que começa a deixar o Corpo de Bombeiros apreensivo e com prespetivas de um verão semelhante ao do ano transato, o pior ano de sempre desde que existem registos, com mais de 3.000 hectares de terra queimada e 4 Bombeiros feridos com alguma gravidade.       
 

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: