sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Crianças do Jardim de Infância visitam os Bombeiros de Foz Côa


No passado dia 31 de Julho, pelas 14horas, cerca de 20 crianças do Jardim de Infância de V.ª N.ª de Foz Côa com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade, visitaram os bombeiros.

Pouco passava da hora marcada quando ao som de alegrias, risos e gritos, crianças e Bombeiros se encontraram no quartel para as apresentações. Os Bombeiros identificaram-se, apresentaram-se e, no imediato, lançaram um desafio à pequenada, inquirindo-os sobre os temas: “ Afinal, o que são os Bombeiros?” e “Afinal, o que fazem os Bombeiros?”. De referir que todos estavam muito bem esclarecidos sobre a missão dos homens que “apagam fogos”, bem como sobre o seu risco e coragem, utilizando um misto de feitiço e imaginação para caracterizar o Soldado da paz.

Depois da introdução, chegou o instante da transformação e que tem feito as delicias dos visitantes, apelidado de “Cubo Mágico” e que consiste na passagem das crianças por uma caixa grande, onde receberam um capacete dos Bombeiros, transformando-se assim em pequenos Bombeiros.

De seguida, numa vertente mais preventiva e educativa, á semelhança do que é realizado nas anteriores visitas, debateu-se sobre temas oportunos e com uma importância cada vez mais actual, tais como: seca, vamos poupar a agua?; Incêndios florestais, o que fazer para os evitar e como reagir quando forem avistados?; e os cuidados necessário a ter com as ondas de calor.

Posteriormente e de forma contínua, seguiu-se uma visita guiada às instalações do quartel que sofreram requalificação e uma breve explicação da sua funcionalidade. Após isto, prosseguiu-se uma explicação sobre os veículos dos Bombeiros, onde houve tempo para as crianças se sentirem como verdadeiros Bombeiros, integrando a tripulação de uma equipa de emergência em trânsito para missão de socorro, com sirenes, adrenalina e coragem, palmilhada de sonhos próprios desta idade tão inocente. 

Por fim, os petizes quiseram brindar os Bombeiros com uma fotografia de grupo, e os Bombeiros brindaram as crianças com uma recordação.

Esta actividade foi desenvolvida pela Juvebombeiro – núcleo de v.ª n.ª de foz côa e o Corpo de Bombeiros de V. N de Foz Côa.

Deixamos o registo fotográfico de alguns momentos:







Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; email - bombeirosdefozcoa@hotmail.com

Sem comentários: