quinta-feira, 23 de agosto de 2007

ECIN de Foz Côa em Pinhel – Manhã Agitada em Foz Côa

Durante todo o dia de ontem e por mais de 12 horas, uma das 2 Equipas de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Foz Côa esteve empenhada em acções de vigilância, rescaldo e combate imediato aos inúmeros reacendimentos que surgiram na freguesia de Madalena, no concelho de Pinhel, após uma violentíssima ignição que se transformou num grande incêndio na noite e madrugada de anteontem e que foi combatida por mais de 30 Bombeiros e 1 Equipa Especial de Bombeiros, denominada de Canarinhos.

Por Vila Nova de Foz Côa, os nossos Bombeiros viveram uma manhã agitada ao serem solicitados inúmeras vezes para falsos alarmes e para queimas de sobrantes, que algumas pessoas com atitudes irresponsáveis resolveram realizar.
Segundo as pessoas abordadas e aconselhadas a apagar as queimas, o tempo fresco e as nuvens que polvilharam o céu durante a manhã convidavam a uma destruição dos restos agrícolas em segurança, fazendo-os esquecer as proibições impostas por lei e as pesadíssimas coimas e penas que daí advêm.

Pelo observado, não è demais lembrar que: É proibida a realização de queimadas durante o «período crítico», a definir em Portaria específica (Ver DECRETO-LEI Nº 124/2006, de 28JUN).

A realização de queimadas só é permitida após licenciamento na respectiva Câmara Municipal, ou pela Junta de Freguesia se a esta for concedida delegação de competências, na presença de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: