terça-feira, 21 de agosto de 2007

Incêndio em Freixo de Numao, Concelho de Vila Nova de Foz Côa


Ontem, pelas 20 horas, os Bombeiros de Foz Côa foram alertados para uma situação de incêndio rural, que consumia mato e floresta na freguesia de Freixo de Numao, lugar de ‘Pai Nova’.
O grupo de Combate e extinção de incêndios dos Voluntários da cidade, quando chegou ao local limitou-se a rescaldar a zona para garantir que não havia possibilidade de reacendimentos, pois 3 populares, residentes e naturais da Vila de Freixo, ao aperceberem-se da ignição, deslocaram-se ao local e atacaram-na com vigor, extinguindo-a.

Pai Nova, Escorna Bois, Sã Joana e Conselheira são 3 bonitas encostas que descem da Vila de Freixo e vão beijar a freguesia de Murça do Douro, fortemente povoadas por varias espécimes próprias desta região, tais como o Carrasco, Zimbro e o Carvalho, misturadas com trilhos pequenos e sinuosos, algumas vinhas, amendoais e olivais e umas ruínas romanas com alguns milénios.

Nos últimos anos, estas, têm sido zonas muito fustigadas pelos incêndios florestais, notando-se já a destruição que o fogo implacavelmente se tem encarregado de decimar, mas sempre por culpa do ser homem, que, com mais ou menos intenção tem negligenciado num dos mais belos locais do Concelho de Foz Côa, concorrente directo das imponentes e majestosas encostas de Numão e Custoias e que com o Rio Douro a servir de pano de fundo, servem de lar a centenas de seres vivos, incapazes de interferir com a estupidez humana.

È tempo de dizer basta e nos tornarmos todos responsáveis por tal atrocidade.

Os Bombeiros de Foz Côa pedem a todos os quantos partilham esta opinião, que, visitem estes locais, que apreciem e desfrutem da natureza na sua plenitude, que façam parte dela e que pensem que afinal è verdade, ‘Portugal sem fogos depende de todos. ‘

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: