sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Incêndio em Algodres difícil de combater; 2 Incêndios durante a noite passada

Quarta-feira, pelas 10 horas, uma Equipa de Combate a Incêndios dos Voluntários de Foz Côa foi mobilizada á ordem do CDOS Guarda para a freguesia de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
O vento forte que se fazia sentir no local e as condições topográficas foram os principais responsáveis pelo alastramento das chamas que ainda destruíram uma área considerável de mato e pastos agrícolas.
Durante 3 horas, 15 Bombeiros apoiados por 3 viaturas e uma Equipa de sapadores florestais combateram um incêndio de muito difícil acesso a viaturas e homens, chegando-se mesmo a danificar uma viatura na tentativa de aproximação, que resultou no rompimento do deposito de combustível do Veiculo Florestal dos Bombeiros de Foz Côa e que teve como consequência a inoperacionalidade por umas horas e o avultado custo da reparação.

Ontem, durante a noite e madrugada de hoje, imprevisivelmente, as Equipas de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Foz Côa foram solicitados pelo CDOS Guarda para prestar auxilio no Combate a 2 Incêndios que deflagravam nos concelhos vizinhos de Meda e Figueira de Castelo Rodrigo.
Numa primeira chamada, foi enviada uma viatura e respectiva guarnição para a freguesia da Relva, concelho de Meda, onde uma ignição de fraca intensidade foi prontamente resolvida.
Quase em simultâneo, um foco de incêndio irrompia na freguesia de Vilar de Amargo, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Se a ignição anterior foi de fácil resolução, muito por culpa da proximidade das habitações e do rápido alerta efectuado pelos residentes, esta ignição em Vilar de Amargo ardeu livremente durante umas horas até que alguém se apercebesse, pois o sistema de vigilância e detecção de incêndios florestais só funciona durante o dia, das 7 horas ás 19, deixando uma vastíssima área dos concelhos de Foz Côa, Figueira e Meda desprotegidos.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: