terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Apesar de pensar que os heróis só existem nas histórias infantis..

...tem a oportunidade de ser um herói na vida real salvando vidas através da doação de sangue para, posteriormente ser dador de medula.

Desta forma, poderá ajudar crianças como a Sara Isabel, menina de Foz Côa, necessitada de medula óssea compatível que ainda não encontrou nos registos nacionais e internacionais e que neste momento precisa de si.

No entanto, è importante não esquecer que mesmo que não seja compatível com Sara Isabel os seus dados serão guardados numa base informática a nível nacional e internacional.

È também importante esclarecer que a transplantação de células da medula óssea não envolve actualmente qualquer procedimento cirúrgico, que, ao contrário do que acontecia há alguns anos, tanto a colheita como o transplante de medula não são processos dolorosos.

Para ser um possível dador de medula óssea, basta preencher uma ficha de inscrição, que existem na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Foz Côa, na secretaria do Centro de Saúde de Foz Côa, no Agrupamento Vertical de Escolas de Foz Côa ou no A.T.L. da Santa Casa da Misericórdia, de forma a reunirmos os dados dos possíveis voluntários, para que os técnicos do Centro de Histocompatiibilidade de Coimbra se desloquem até nós, numa data a definir, com o objectivo de recolher a informação necessária para realizar a recolha de sangue.

Lembre-se, ser dador de medula óssea è doar uma vida…

(Veja em ‘Pagina de Emergência’ – ‘Medula Óssea, o que è? ‘ – ‘Transplante de Medula Óssea’ – ‘Condições tratadas com Transplante de Medula Óssea (Adquiridas; Congénitas) – ‘Como ser dador de Medula? ‘)

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: