terça-feira, 20 de maio de 2008

Professor Pádua defende que uma criança pode usar um desfibrilhador

O médico e professor catedrático Fernando Pádua defendeu esta manhã a utilização pelos bombeiros dos aparelhos de Desfibrilhação automática externa que emitem choques para reanimar doentes...
em paragem cardíaca. "Qualquer criança de quatro anos pode usar o aparelho e salvar uma vida", disse o cardiologista que se destacou pela sua luta na prevenção de doenças cardio-vasculares.

Fernando Pádua participou num seminário que juntou bombeiros e médicos de todo o país em Samora Correia, numa organização dos bombeiros locais. A representante da Ordem dos Médicos, Cecília Longo, defendeu a título pessoal que o uso do desbibrilhador deve ser legislado de modo a permitir a utilização por todas as pessoas com formação em suporte básico de vida. A especialista em reanimação disse que a Ordem está a preparar um documento sobre esta matéria para se pronunciar no âmbito da preparação da nova lei que vai regulamentar o uso dos aparelhos.

O debate continua este sábado com a presença de representantes do INEM, da Ordem dos Médicos, Escola Nacional de Bombeiros e Liga dos Bombeiros Portugueses.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: