terça-feira, 26 de agosto de 2008

Incêndios

Esta Terça feira foi um dia bem agitado para os Soldados da Paz do Concelho de Foz Côa.

Iniciou o dia com uma intervenção numa ocorrência de incêndio rural na vizinha freguesia de Torre de Moncorvo, acção que se ía repetir, desta feita no vizinho Concelho de Mêda, na freguesia de Poço do Canto.
Aos primeiros raios de sol, o CDOS Guarda acciona uma das Equipas de Combate a Incêndios dos Voluntários de Foz Côa, para auxiliar os Companheiros Bombeiros da Cidade de Mêda a extinguir um foco de incêndio que consumia pasto e mato rasteiro junto de explorações agrícolas desta freguesia. Os 15 Bombeiros presentes no local demoraram aproximadamente meia hora a por cobro ás malfadadas chamas.

Seixas

Como já não se realizava uma intervenção nesta freguesia desde Sábado, alguém de direito resolveu intervir e obrigou, mais uma vez, a uma brilhante actuação dos Bombeiros e dos meios aéreos ao serviço destes.
Bastaram apenas 30 minutos de actuação dos “Hotéis”, do 25 e do 23, para extinguir uma pequena ignição junto á capela e miradouro de São Martinho.
Os 15 Bombeiros que entraram no terreno de seguida limitaram-se a realizar o rescaldo do incêndio e a garantir as condições de segurança na zona, não se verificando, até ao momento em que os Bombeiros abandonaram o perímetro da freguesia, registo de reactivações ou novas ignições.
Está mais que provado que de dia os objectivos de destruição paisagística nestes locais não vão avante, face á rápida resposta dos meios aéreos; durante a noite, a colocação maciça de meios nos locais também devem andar a deixar os autor (es) de tais proezas bem frustrados…

Santo Amaro

Quando os Bombeiros de Foz Côa se recompunham da azáfama diária, eis que surge novo foco de incêndio, desta feita na zona do Vale de Escudeiro, freguesia de Santo Amaro.
Devido á rápida intervenção dos Bombeiros esta nova ignição não destruiu mais do que alguns metros quadrados, dispensando até a actuação do meio aéreo, o Hotel 23, que desmobilizou no imediato.
Fica apenas o registo de mais uma frustrada tentativa de destruição de mais uma bela paisagem que até serve de “postal” á Cidade de Foz Côa.

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: