sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cursos de bombeiros parados até Janeiro

A formação de bombeiros está parada até final do ano, à espera da reorganização da Escola Nacional e de novos conteúdos curriculares. Contudo, o Governo afirma que a reestruturação "ainda demora alguns meses".

O enquadramento da Escola numa nova estrutura - eventualmente uma agência, que deverá também abarcar um centro de recursos de protecção civil -, era esperado para 1 de Janeiro próximo.

"Não teria qualquer lógica continuar a formação como se nada fosse e
seria desleal programar o próximo ano e impor um modelo à futura equipa", justifica Duarte Caldeira, presidente da ENB. "Pareceu-nos adequado fazer uma pausa de formação".

Como nesta altura do ano costumam estar prontos o orçamento e os planos de actividades e de formação, a Direcção enviou ontem um ofício ao secretário de Estado da Protecção Civil (SEPC), pedindo uma "clarificação rápida do futuro imediato da Escola".

Quando anunciou a intenção de reformar a formação, no início do ano, o Ministério da Administração Interna solicitou ao Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) que propusesse um modelo organizativo. Segundo o gabinete do SEPC, a primeira parte do estudo, já entregue, "está a ser objecto de análise", mas o ISCTE irá ainda de-senvolver uma segunda parte "até ao final do ano, seguindo-se a tomada de decisão política".

Numa resposta escrita ao JN, a Secretaria de Estado afirma que a actividade da ENB "deve desenvolver-se normalmente, uma vez que todo o processo de reestruturação em curso ainda demora alguns meses a ficar concluído".

Além do cenário de reorganização, a 20 de Agosto foi publicado um despacho que reformula os conteúdos e cargas horárias para formação inicial de bombeiros e progressões na carreira. Esta mudança ditou a suspensão da chamada formação externa.

Em causa estão os cursos de tripulantes de ambulância de transporte e de salvamento e desencarceramento, as duas acções que eram obrigatórias para um candidato poder ser admitido como bombeiro. Duarte Caldeira assegura, contudo, que foi prevista uma excepção: se um comandante tiver candidatos preparados, pode requerer à Escola formação segundo o modelo que vigorou até Agosto. "Estão a ser deferidos pedidos, para evitar bloqueio no acesso de bombeiros".

Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: