terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Incêndio Urbano

Ocorreu hoje, ao início da manhã, na freguesia de Vila Nova de Foz Côa, um Incêndio Urbano bem próximo do Estádio Municipal de São Sebastião.

O Alerta, efectuado pelos proprietários, informava os Bombeiros de que um barracão que servia de armazém à lenha e alfaias agrícolas, estava completamente tomado pelo fogo.

No imediato e ao som de Sirene, os Soldados da Paz deslocaram-se para o local e, dadas as condições e proporções que as chamas haviam tomado, travaram uma longa batalha até as conseguirem dominar.

O espaço, confinado e com muita dificuldade para conseguir ventilação, aliado ao fumo denso e à enorme carga calorífica foram as principais dificuldades dos Bombeiros que, sò viriam a controlar as chamas depois de hora e meia de debito continuo de água misturada com auxiliares químicos de extinção.

Apesar de todo o aparato fica apenas a lamentar-se os danos materiais e a enorme quantidade de lenha completamente carbonizada que, e segundo os proprietários, “daria para 1 ou 2 invernos”.

Envolvidos nestas acções estiveram 6 Bombeiros, o 2° Comandante do Corpo, Sr. João Ferreira, 2 viaturas de Combate a Incêndios e 1 patrulha da G.N.R.

Mau Tempo Provoca Estragos

Apesar de todos os alertas de mau tempo efectuados pelo Site da Protecção Civil e pelo Blog dos Bombeiros de Foz Côa, dando conta de uma situação de chuvas intensas previstas para este fim de semana, foram vários os Agricultores que solicitaram os Bombeiros para remoção das suas viaturas que haviam ficado presas nos terrenos saturados de água, provocada pela pluviosidade de Sexta e Sábado.

Como o fim de semana foi prolongado, muitos foram os filhos da terra que regressaram e aproveitaram para ajudar os familiares na apanha da azeitona, daì não se poder estranhar o facto de no Domingo terem “chovido” tantas solicitações para as situações acima referidas.

Os Soldados da Paz, com recurso a uma viatura pesada e ao guincho desta, auxiliaram os Agricultores nas freguesias de Muxagata e Vila Nova de Foz Côa a retirar as viaturas e todas as suas produções agrícolas de situações praticamente impossíveis de sair pelos próprios meios, salvando desta forma algum meio de subsistência que ainda vai alimentando a débil economia local.


Bombeiros de Foz Côa - Tel. 279 768 100; Mail - bombeirosfozcoa@hotmail.com

Sem comentários: